Serviço Penitenciário relança produção agrícola em grande escala

     Economia           
  • Malanje     Quinta, 04 Março De 2021    21h21  
Director-geral do Serviço Penitenciário, Bernardo Pereira do Amaral Gourgel
Director-geral do Serviço Penitenciário, Bernardo Pereira do Amaral Gourgel
Angop

Malanje - O Serviço Penitenciário de Angola vai relançar, este ano, a produção agrícola em grande escala, nas unidades prisionais de seis das 18 províncias do país.

O programa concebido para o efeito, lançado esta Sexta-feira em Malanje, visa garantir a auto-suficiência alimentar das unidades prisionais e contribuir para a redução da importação de produtos do campo e vai abarcar as províncias de Malanje, Cunene, Namibe, Huila, Cuanza Norte e Huambo, devido as condições climáticas e solos propícios ao desenvolvimento da actividade agrícola.

o lançamento do programa, no Estabelecimento Penitenciário da Damba, município de Mucari, província de Malanje, foi anunciado quinta-feira, pelo porta-voz da instituição, Menezes Cassoma, no quadro da visita do director-geral do Serviço Penitenciário de Angola, Bernardo do Amaral Gourgel, à província de Malanje, Norte de Angola.

"O Serviço Penitenciário quer resgatar os níveis de produção de outrora, com destaque para os cereais", adiantou o responsável, informando que, em Malanje, para além da Damba, o projecto abrange a Comarca local e a cadeia feminina, localizadas no município de Cacuso, esta última que já conta com 17 hectares preparados para as produções agrícola e pecuária.

Actualmente, o sistema penitenciário do país controla 25 mil reclusos, sendo 14 mil condenados e 11 mil detidos.

Refira-se que o director-geral do Serviço Penitenciário, Bernardo Pereira do Amaral Gourgel, vai trabalhar três dias na província de Malanje, com o propósito de se inteirar do funcionamento do órgão e orientar o acto formal de relançamento do "projecto de produção agrícola em grande escala nas unidades penitenciárias" de seis províncias do país.





+