SIC detém 12 indivíduos acusados de desviar mais de Kz 25 milhões do BPC

     Economia           
  • Uige     Terça, 18 Maio De 2021    16h37  
Banco de Poupança e Crédito (BPC)
Banco de Poupança e Crédito (BPC)
David Dias

Uíge – Doze indivíduos acusados de desviar 25 milhões e 386 mil Kwanzas do Banco de Poupança e Crédito (BPC), na província do Uíge, foram apresentados ao público, nesta terça-feira, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).

Os alegados desvios ocorreram entre Dezembro de 2020 e o mês corrente (Maio) e os seus supostos autores foram detidos há quatro dias.

Os acusados, com idades entre os 19 e 41 anos, faziam uso de cartões multicaixa para efectuar levantamentos e transferências de avultadas somas de contas domiciliadas no BPC para outras instituições bancárias, principalmente quando o sistema do banco público apresentava fragilidades.

Ao falar no acto de apresentação pública dos acusados dessa prática, o porta-voz da Delegação Provincial do Ministério do Interior no Uíge, Zacarias Fernando, explicou que de Abril a Maio deste ano transaccionaram fraudulentamente do BPC cerca de Kz 13 milhões.

Adiantou que o Serviço de Investigação Criminal e a Procuradoria-Geral da República, no Uíge, prosseguem com as investigações para apurar o hipotético envolvimento de alguns funcionários do BPC no crime, frisando que os valores defraudados estavam a aumentar cada vez mais.

Os alegados implicados, que se encontram em prisão preventiva, foram encaminhados ao Ministério Público, para a legalização da situação carcereira dos mesmos.

Zacarias Fernando disse que inúmeras notificações feitas ao SIC sobre a recorrência desta acção maléfica despoletaram as investigações que resultaram na detenção dos supostos criminosos.





+