SJA destaca importância da formação dos profissionais

     Economia           
  • Huambo     Quinta, 26 Outubro De 2023    17h07  
Jornalistas angolanos em pleno exercício das suas actividades
Jornalistas angolanos em pleno exercício das suas actividades
Pedro Parente-ANGOP

Huambo – A secretária adjunto do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) na província do Huambo, Cristina Raimundo Satanda, afirmou hoje, quinta-feira, que a formação dos profissionais do sector contribui para a garantia da relação laboral favorável e harmoniosa.

A sindicalista falava no encerramento da formação sobre matérias fiscais, dirigida aos jornalistas dos órgãos públicos e privados de comunicação social da província do Huambo, numa parceria institucional, entre o SJA e a Repartição Fiscal.

Na ocasião, disse que a formação dos jornalistas constitui um factor determinante para se estabelecer uma relação favorável e harmoniosa nos locais de trabalho, por permitir a atribuição de competências necessárias para que possam cumprir, de forma cabal, os seus deveres, enquanto trabalhadores, perante a entidade empregadora.

“Para nós, no âmbito dos  nossos objectivos e missão, enquanto um órgão sindical, a aposta na formação dos profissionais constitui uma das principais prioridades, para que possam ganhar habilidades que lhes permita cumprir, de forma cabal e com maior responsabilidade”, sublinhou.

Cristina Satanda afirmou ser através da capacitação, que os jornalistas conseguem informar e formar melhor os cidadãos, no cumprimento das suas responsabilidades profissionais, fazendo jus a expressão, segundo a qual “Só sabe desempenhar bem o seu papel, quem sabe o que fazer e como fazer”.

A sindicalista destacou a importância do pagamento dos impostos para a melhoria das condições de vida dos cidadãos e da promoção do desenvolvimento social e económico.

Referiu que a actual realidade do mundo impõe maiores desafios, sobretudo, no domínio da organização e desenvolvimento dos países, na mobilização de recursos para a execução dos programas públicos, voltados, essencialmente, para a melhoria das condições de vida dos cidadãos.

Para o caso de Angola, continuou, as oscilações do preço do petróleo no mercado internacional, como principal fonte de financiamento do Orçamento Geral do Estado (OGE), tem provado que a aposta nas receitas não petrolíferas, através da cobrança de impostos, constitui a melhor via para se sair da actual situação macroeconómica menos boa que se regista.

Para tal, disse ser imperioso a sensibilização e a mobilização dos cidadãos para o cumprimento do dever cívico, consubstanciado na participação na vida pública e na construção do bem comum, pagando regularmente os impostos.

A responsável augura por uma maior envolvimento dos jornalistas na divulgação e disseminação da informação, através dos órgãos de comunicação social.

Cristina Satanda realçou a importância da realização da acção formativa sobre matérias fiscais, em função dos objectivos de dotar os participantes de conhecimentos de matéria tributária, para uma maior elucidação e sensibilização dos cidadãos para o cumprimento das obrigações fiscais.

Durante dois dias, os participantes aprenderam sobre o Sistema Fiscal angolano, Procedimentos sobre o cadastro de contribuintes, Procedimentos de tributação na importação, Impostos sobre Veículos Motorizados, Imposto Predial (IP), Imposto Industrial e Imposto sobre Rendimento de Trabalho (IRT), sobre Valor Acrescentado (IVA), Regime Jurídico e Facturas e Documentos Equivalentes, Prazos de cumprimentos de Obrigações fiscais e Procedimentos Tributários e Garantias dos Contribuintes.

Na província do Huambo são controlados mais 100 jornalistas que operam em diversos órgãos de comunicação social, como ANGOP, Edições Novembro, Rádio Huambo, Rádio Mais, Rádio Despertar, Rádio Ecclésia, TPA, TV Girassol e TV Zimbo. VKY/ALH

 

 

 





Notícias de Interesse

+