Sociedade Gestora de Aeroporto capacita  jovens para o empreendedorismo

     Economia           
  • Luanda     Sábado, 22 Abril De 2023    18h47  

Luanda - Cerca de cinquenta membros de associações juvenis participaram na sexta-feira, em Luanda, do "Fórum de Empreendedorismo de Negócios de Aviação, Não Aviação, Desafios e  Oportunidades para jovens",  organizado pela Sociedade Gestora de Aeroporto (SGA), para a  de troca de experiência e aumentar conhecimentos neste domínio.

O evento, promovido no âmbito do 14 de Abril, Dia da Juventude Angolana, com o programa “Abraço Juvenil”, está em simultâneo a ser realizado pelas delegações da SGA nas diversas provincias, visando o intercâmbio de ideias entre os jovens trabalhadores da empresa e das associações.

Durante o encontro, o orador do tema “Negócio de Aviação”, Matumona Pedro, esclareceu que neste sector existem vários segmentos de negócios que realmente muita gente desconhece, sobretudo jovens empreendedores que, interessados, podem dirigir-se à direcção comercial da Sociedade Gestora de Aeroporto para terem mais esclarecimento do assunto .

Segundo o técnico, os negócios são vários, pelo que precisa-se primeiro diferenciar os que são  directamente ligados à aviação, que são subdivididos em três categorias, nomeadamente a de tráfego, de assistência à escala e aqueles que são da área da não-aviação, como a restauração, transporte (taxis), logística entre outros serviços.

Já no tema sobre “O Negócio Não- Aviação”, António Trigo Lino, anunciou ser uma matéria que não é necessário dividir o campo de acção, porque na verdade ele é só um e se desenvolve nos aeroportos, mais subdivide-se em aeronáutico e não aeronáutico, ou seja a aviação e as  áreas das lojas, agências de viagem e salas de operações das companhias, onde se  prepara os voos.

Para António Lino, o negócio de não-aviação decorre sobretudo nos actos preparatórios, sendo o lado que está preparado para que toda actividade, após ou antes de um voo aconteça, incluindo os breefings dos pilotos, a elaboração dos planos de voos e outros procedimentos, havendo serviços como telecomunicações, embalagem, restauração e outros que se fazem em terra.

Na ocasião, o secretário do Conselho Provincial da Juventude (CPJ) de Luanda, Alberto António Dala, louvou a iniciativa da SGA em saudação ao “Abril Juvenil”, visto haver da parte dos jovens a procura do emprego e o fórum é uma oportunidade  para a empregabilidade, adiantou.

Sabe-se que o empreendedorismo juvenil é importante, disse, visto que o Estado só não está capacitado para empregar todos os jovens desempregados, mas vai-se trabalhar para que as oportunidades que aqui saírem, privilegiem o enquadramento de jovens.

O representante do Instituto Angolano da Juventude, Jair Pereira, referiu que  os jovens esperam, neste encontro, a oportunidade de ter noção de um novo negócio e outra visão do empreendedorismo no ramo da aviação, sendo que este sector  no mundo é um dos maiores negócios.

Para ele, os jovens que não conseguirem nesse negócio podem enveredar para outros mais ocasionais, paulatinamente, respeitando o que está instituído e regulamentado, para a formação de uma sociedade sem debilidades, com capacidade de enfrentar os desafios actuais.ECC/JD/AC

 





+