SODIAM forma lapidadores de diamantes

     Economia           
  • Luanda     Domingo, 27 Dezembro De 2020    19h25  
Diamantes de Angola (Foto ilustração)
Diamantes de Angola (Foto ilustração)
Francisco Miúdo

Luanda - Trinta e cinco (35) jovens angolanos da província da Lunda Sul vão beneficiar de formação em lapidação de diamantes, nos próximos três meses, para suprir a carência de trabalhadores neste domínio e dinamizar o sector diamantífero do país.

Os 35 jovens fazem parte de um grupo de 50 candidatos seleccionados a partir de um concurso público realizado em cooperação com o Instituto Nacional de Emprego e Formação Nacional (INEFOP) local. Os outros 15  serão treinados na Índia. 

A iniciativa é da Sociedade Angolana de Diamantes (Sodiam) e enquadra-se no asseguramento da empregabilidade da mão-de-obra local. Os formandos farão parte dos primeiros trabalhadores a serem empregados na maior fábrica de lapidação de diamantes do país, em construção em Saurimo.

A acção formativa será realizada no Centro Provisório de Formação de Avaliação e Lapidação de Diamantes. Este e o futuro centro definitivo, que funcionará no Pólo de Desenvolvimento Diamantifero de Saurimo (PDDS), destinam-se à formação de efectivo,maioritariamente local,  a ser contratado pelas unidades fabris que forem erguidas no Pólo.

A fábrica de lapidação, segundo o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás ( MIREMPET), estará concluída no primeiro semestre de 2021, em Saurimo, província da Lunda Sul, numa parceria público-privada entre a SODIAM E.P e a multinacional indiana KGK. 

Numa nota de imprensa  chegada este domingo à ANGOP, o MIREMPET refere que a iniciativa visa também dar oportunidade aos jovens nascidos nas regiões circunvizinhas às zonas de exploração mineira.

Tem como finalidade minorar o esforço das unidades fabris a serem erguidas no PDDS, no recrutamento de quadros angolanos dotados de habilidades na lida com o polimento de diamantes, ainda de acordo com a mesma fonte.

 





+