Sonangol aplica Kz cinco mil milhões para asfaltar troço Luena/4 de Fevereiro

     Economia           
  • Moxico     Terça, 19 Outubro De 2021    17h26  
Moxico: Cerimónia da Inauguração do Ramal Ferroviário para logística da Sonangol
Moxico: Cerimónia da Inauguração do Ramal Ferroviário para logística da Sonangol
Kinda Kyungu

Luena – O troço que liga cidade do Luena/bairro 4 de Fevereiro, na Estrada Nacional (EN250), num raio de nove quilómetros, poderá ser asfaltado dentro de seis meses, num investimento da Sonangol avaliado em mais de cinco mil milhões, 838 milhões, 776 mil kwanzas.

Esse investimento, enquadrado no plano de Construção de Estradas Municipais do Moxico, servirá, igualmente, para asfaltar um quilómetro de estrada que vai ligar, a norte, o Instituto Superior Polítécnico do Moxico (ex-dependência da UJES), terminando na EN250. 

A asfaltagem desses nove quilómetros vai terminar no projecto das 450 casas em construção a leste do Luena, podendo, ainda, facilitar o acesso ao Hospital Municipal do Moxico (sede provincial), ao Centro de Estocagem da Sonangol, central térmica, mercado do Zorró, e residências dos bairros que estão ao longo da EN250.

As obras de asfaltagem de nove dos mais de 300 km desta estrada que termina no município fronteiriço do Luau, antecedido do Léua, Cameia e Luacano foram adjudicadas à empresa de construção civil Sinohydro limitada, dando emprego a 50 jovens locais.

Ao intervir na cerimónia de lançamento da pedra, o governador provincial, Gonçalves Muandumba, disse tratar-se de uma “obra estruturante” que trará conforto, segurança e celeridade.

“É um ganho para a província, em particular a cidade do Luena, pois cada troço que se reabilita é importante na vida do cidadão”, disse, ao destacar o investimento da Sonangol, na presença dos secretários de estados dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e Biocombustíveis, José Alexandre Barroso, do Ministério dos Transportes, Jorge Bengue, e os PCA´s da Sonangol e do CFB, respectivamente, Sebastião Gaspar Martins e António Manuel Cabral.





Notícias de Interesse

+