Sonangol aprova políticas anti-suborno e anti-corrupção

     Economia           
  • Luanda     Terça, 17 Novembro De 2020    14h00  
Sede da Sonangol - petrolífera estatal
Sede da Sonangol - petrolífera estatal
Pedro Parente-ANGOP

Luanda - A Sociedade Nacional de Combustíveis (Sonangol) anunciou, na segunda-feira, a aprovação da revisão da sua política anti-corrupção e anti-suborno, num acto que abrangeu outros instrumentos sobre conduta e ética corporativa, que estabelece os princípios e deveres fundamentais dos seus colaboradores.

De acordo com uma nota entregue à  Angop, os colaboradores passam a  reger-se por comportamento individual nos domínios das políticas corporativas anti-fraude, de conflitos de interesse, de brindes e ofertas  e de não retaliação.

A revisão da referida política, de acordo com o documento, enquadra-se no princípio geral que norteia o Conselho de Administração, no que respeita  à cultura  da empresa  e a posta  de tornar a Sonangol, numa empresa com  índices  de transparência  ao nível das melhores práticas internacionais.

Para garantir resultados imediatos de boa governança da sociedade, conforme  o propósito  do projecto de regeneração da Sonangol, em curso, a área  de compliance da empresa passa, agora, a nível de Direcção.

A referida Direcção de Compliance assume responsabilidades como assegurar, tanto a nível corporativo como das unidades de negócios, a implementação do programa de conformidade, que visa fortalecer a cultura organizacional, alavancar negócios, proteger e ajudar a melhorar a reputação da empresa.

As iniciativas referidas são reforçadas com a adesão, recente, do grupo Sonangol, a Trade Internacional, uma associação que dá suporte às  empresas  multinacionais e seus intermediários comerciais em compliance  e anti-suborno, de acordo com leis dos Estados Unidos e Reino Unido.

Trata-se das leis  "US Foreign corrupt Practices Act" (Lei de Práticas de Corrupção no Exterior dos EUA), da "UK Bribery Act" ( Lei  sobre Suborno do Reino Unido) e demais legislação  semelhante, de acordo com a nota da Direcção  de Comunicação, Marca e Responsabilidade  da Sonangol.





+