Sonangol aumenta produção para 22,7 mil barris de petróleo/dia

     Economia           
  • Luanda     Sexta, 23 Fevereiro De 2024    19h54  
Plataforma petrolífera (Foto Ilustração)
Plataforma petrolífera (Foto Ilustração)
DR

Luanda – A média de produção de petróleo bruto da Sonangol atingiu 22,7 mil barris por dia, em 2023, o que representou um aumento de 1,12%, comparativamente ao ano 2022, revelou esta sexta-feira, em Luanda, o presidente do Conselho de Administração da petrolífera angolana estatal, Sebastião Martins.

O gestor, que falava durante a conferência de imprensa sobre o balanço preliminar do desempenho da Sonangol, no ano transacto, e apresentação das perspectivas para 2024, referiu que essa produção resultou da exploração de nove blocos operados pela empresa.

Segundo Sebastião Martins, os respectivos blocos fazem parte de um universo de 35 concessões petrolíferas nacionais, onde está presente a Sonangol, que permitiram obter uma produção total de 202 mil barris/dia, ao longo do ano passado, representando 18,5% da produção nacional.

Para assegurar a referida produção, foram investidos cerca de USD 2,049 mil milhões, dos quais 98% na cadeia primária de valor, com destaque aos projectos de desenvolvimento dos blocos 0, 15/06, 32 e 17/20.

Quanto ao volume de negócios, referiu que a empresa obteve 10.9 mil milhões de dólares e um ‘Ebitda’ (indicador utilizado para fazer a medição dos resultados da empresa) de USD 3.2 mil milhões, valores que antevêem um resultado líquido positivo, no momento da divulgação das contas da empresa.

Apontou, igualmente, a produção de 221 mil toneladas métricas de gasolina, produzidas na nova Unidade Platforming da Refinaria de Luanda, correspondente a um incremento de 162%, face a 2022.

Ainda no âmbito das actividades desenvolvidas em 2023, o PCA da Sonangol destacou também a retoma da actividade onshore na Bacia do Kwanza, onde foram perfurados, com sucesso, dois poços nos blocos: KON 11 e KON 12, com previsões de se produzir 80 milhões de barris, bem como a perfuração de três poços de exploração nos blocos 15/06 e 20/11.

Apontou ainda a inauguração da Unidade de Recepção e Distribuição de Gás “Projecto Falcão 2" no Soyo, província do Zaire como outro ganho obtido em 2023.

A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola, Sonangol, que comemora 48 anos de existência no dia 25 deste mês (domingo), é a empresa estatal angolana do ramo petrolífero, vocacionada para a exploração de hidrocarbonetos líquidos e gasosos no subsolo e na plataforma continental de Angola e responsável pela exploração, produção, fabricação, transporte e comercialização de hidrocarbonetos em Angola. QCB/AC





Notícias de Interesse

+