Sonangol constrói Unidade Recepção e Distribuição de Gás

     Economia           
  • Luanda     Terça, 28 Setembro De 2021    18h43  
Um centro de stockagem de gás butano (foto ilustração)
Um centro de stockagem de gás butano (foto ilustração)
Kinda Kyungu

Luanda – A Sonangol iniciou, esta terça-feira, a II fase para a construção da Unidade de Recepção e Distribuição de Gás (URDG), com o objectivo de permitir a instalação de equipamentos para o acondicionamento e manuseamento de líquidos, na cidade do Soyo, província do Zaire,.

Com um investimento de cerca de 36 milhões de dólares, a Unidade de Recepção e Distribuição de Gás (URDG) terá a capacidade de produção de até 125 milhões de pés cúbicos por dia.

A referida unidade servirá de estrutura de apoio para recepcionar unidades de gás seco e húmido da Fábrica Angola LNG.

Segundo uma nota de imprensa da Sonangol a que a ANGOP teve acesso, a infra-estrutura resulta de uma decisão estratégica do Governo angolano que, dentre outros objectivos, visa aumentar a utilização de gás natural em Angola.

A construção da fábrica insere-se numa iniciativa ampla de desenvolvimento da indústria do gás natural no país, tendo como fonte de matéria-prima, recursos provenientes da exploração offshore de petróleo e gás natural.

A propósito, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, disse que fábrica irá possibilitar a distribuição do líquido tratado para outros projectos de natureza diversa.

“Tal infra-estrutura representa a aposta do Executivo angolano em criar as bases para o desenvolvimento racional dos recursos petrolíferos do país, permitindo iniciar a era da indústria petroquímica em Angola”, referiu o governante.

Durante a fase de construção da URDG, perspectiva-se gerar mais de 300 postos de trabalho directos e indirectos, com impacto positivo a nível da comunidade local.



Tags



+