Sonangol recupera grande parte do gasóleo do comboio acidentado

     Economia           
  • Cuanza Norte     Sexta, 18 Fevereiro De 2022    09h02  
Locomotiva que descarrilou a 10 Km de Ndalatando, província do Cuanza Norte
Locomotiva que descarrilou a 10 Km de Ndalatando, província do Cuanza Norte
Cedida

Ndalatando - A Sonangol recuperou 520 dos 560 mil litros de gasóleo que transportava a locomotiva GE-C30 do Caminho- de -Ferro de Luanda (CFL), que descarrilou, dia nove deste mês, na localidade de Lússue, a 10 quilómetros da cidade de Ndalatando, capital do Cuanza Norte.

Segundo técnicos do CFL no local, a Sonangol fez o transbordo do combustível de 13 dos 14 vagões, graças ao sistema de ar e corta ondas, instalados nas cisternas, que permitiu que ficassem intactas.

A petrolífera perdeu o combustível de um vagão (40 mil litros), que provalmente teve um impacto maior ao tombar.

Segundo constatou a Angop no local,  o CFL está a trabalhar na remoção dos vagões com a ajuda de uma grua e já está a finalizar a reparação da linha, que ficou destruída em consequência do descarrilamento do comboio.

Uma locomotiva experimental, que partiu do Zenza do Itombe, carregada de britas para o troço em reparação, já circulou na nova linha.

De acordo com os técnicos, falta alguns acertos e a retirada total dos vagões para que o ramal esteja aberto, provavelmente, no sábado.

O acidente, que aconteceu no ponto quilométrico 230, na localidade de Lússue, interrompeu a circulação ferroviária no troço Luanda/Ndalatando.

 

 





+