Sonangol relança Centro de Formação Marítima

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 31 Maio De 2021    17h07  
Sede da Sonangol - petrolífera estatal
Sede da Sonangol - petrolífera estatal
Pedro Parente-ANGOP

Luanda - A Sonangol relançou, nesta segunda-feira, o Centro de Formação Marítima (CFMA), com vista a dinamizar a formação profissional e impulsionar o crescimento do sector petrolífero nacional.

O referido centro ficou inoperante pelo menos dois anos, por conta da pouca demanda existente, agravada pela pandemia da Covid-19, que assola o mundo desde Dezembro de 2019.

Inicialmente, segundo o seu director Wiky Tabita, que falava durante a cerimónia de relançamento do CFMA, o centro havia sido desenhado para atender cursos de licenciaturas e pôs-graduação marítima, mas, pela reduzida procura, fez-se a reestruturação do negócio, de forma a ser um centro mais abrangente para o sector.

"Desenvolvemos quatro ofertas formativas, das quais "Produção", "Exploração", "Capacitação Técnica" e "Capacitação Profissional", entre outras formações ligadas ao sector petrolífero de forma mais abrangente. Antes, apenas desenvolviam-se técnicas marítimas", disse.

Fez saber que o centro está aberto a empresas e pessoas singulares, sendo que os preços da formação (em dias da semana) varia entre os 40 mil a 700 mil kwanzas.

O Centro de Formação Marítima de Angola é uma empresa do grupo Sonangol vocacionada para o negócio de formação para a indústria, com instalações nas províncias de Luanda, no município de Cacuaco, e no Cuanza Sul, no município do Sumbe.

É o maior centro do país dedicado exclusivamente à formação em segurança Maritima, Oil &Gas, formação técnica e profissionalizante, gestão e soft skills, com cursos acreditados e aprovados por instituições nacionais e internacionais, sendo que, para este ano, prevê o lançamento de mais de oito mil formandos do sector de petróleo e gás no país.

 





+