Soyo produz farinha musseque

     Economia           
  • Zaire     Sexta, 27 Janeiro De 2023    14h21  
Um ângulo do municipio do Soyo
Um ângulo do municipio do Soyo
Manuel Zamba - ANGOP

Soyo – Uma unidade fabril com capacidade de produzir 50 mil kg de farinha musseque (farinha de mandioca torrada) por mês, foi instalada no município do Soyo, província do Zaire.

Em declarações esta sexta-feira, à ANGOP, o director-geral da empresa Lungweno Lda, Teófilo Tati, explicou que a fábrica já funciona há dois anos em regime experimental, produzindo 300 kg de farinha musseque por mês.  

De acordo com a fonte, a partir do segundo semestre deste ano, a fábrica passará a produzir 50 mil kg de farinha por mês, com a entrada em funcionamento das novas instalações, localizadas na zona de Kitona, periferia da cidade do Soyo.

O investimento privado está avaliado em cerca de 100 milhões de kwanzas e gerou 30 postos de trabalho.

De acordo com a fonte, a aposta na indústria transformadora visa relançar esse segmento de economia e criar mais postos de trabalho para a juventude local.

Acrescentou que o projecto visa também incentivar os agricultores locais na produção de mais produtos do campo, com realce para a mandioca.

“A unidade fabril passará a absorver quantidades consideráveis de mandioca produzida localmente, enquanto aguardamos pela implementação de um projecto agrícola para sustentar a fábrica em termos de matéria-prima”, referiu.

Esta é a primeira unidade fabril de género a ser instalada no município do Soyo que tem uma população estimada em mais de 230 mil habitantes.

 

 

 

 





+