"Spool base" da Sonamet entra em funcionamento

     Economia           
  • Benguela     Sexta, 26 Janeiro De 2024    19h36  
1 / 2
Inauguração da spoolbase no estaleiro da Sonamet
Inauguração da spoolbase no estaleiro da Sonamet
Augusto Cordeiro-ANGOP
2 / 2
Sonamet celebra 25 anos de operações no Lobito
Sonamet celebra 25 anos de operações no Lobito
Augusto Cordeiro-ANGOP

Lobito - A Spool base (unidade de fabricação de tubos rígidos) no estaleiro da empresa Sonamet foi inaugurada esta sexta-feira, no Lobito, pelo ministro dos Recursos Naturais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo.

A função da Spool base é a fabricação e união de pedaços de tubos para serviços petrolíferos, através de solda à laser, mediante a metragem encomendada para um certo projecto.

Durante a sua apresentação, o director geral da Sonamet, Domingos Augusto, revelou que o mesmo foi orçado em onze milhões de dólares.

"O sistema de montagem foi projectado pela Subsea7, enquanto que a área de armazenamento de tubos foi desenhada e preparada pela Sonamet", afirmou.

Segundo ele, a unidade fabril ocupa uma área de 32 mil e 500 metros quadrados, composta por uma área de armazenamento de tubos, um pavilhão de produção, uma oficina com 130 metros de comprimento e uma área de produção e montagem de tubos simples e os mais complexos (simple pipe and pipe-pipe).

"A estrutura funciona em dois turnos de 12 horas e o número de postos de trabalho varia entre os 85 e 89 funcionários, entre efectivos e pessoal de suporte", disse.

Na sua intervenção, Diamantino de Azevedo revelou que os projectos de Angola, principalmente em offshore e em águas profundas, são muito complexos e obrigam à contínua formação de quadros, criatividade e investimento em novas tecnologias e instalações fabris modernas.

Assim, segundo o ministro, tanto as empresas operadoras, como as prestadoras de serviço, têm de adaptar-se ao novo contexto e inovar para vencer os actuais desafios.

Lembrou que o petróleo e o gás são os produtos de exportação mais importantes de Angola e que representam 90 por cento das receitas em divisas.

A indústria petrolífera representa mais de um terço do Produto Interno Bruto (PIB) do país, segundo o ministro.

"Auguramos que o investimento e a inauguração desta Spool base da Sonamet reforce a sua capacidade fabril, crie novos empregos para jovens angolanos, principalmente para os residentes desta província", referiu o governante.

Diamantino de Azevedo agradeceu aos investidores, Sonangol e TotalEnergies, aos trabalhadores da Sonamet e a todos quanto cobtribuiram para que o projecto se tornasse realidade.

Neste momento, a Spool base da Sonamet é a unica no país. A primeira pertenceu à Angoflex, esteve localizada na Barra do Dande, província do Bengo, e já está desactivada.

A Sonamet é uma empresa fabricante de estruturas metálicas para prospecção e produção de petróleo.TC/CRB 

 





+