Startups devem buscar inovação para fornecer bens e serviços ao mercado

     Economia           
  • Luanda     Terça, 02 Maio De 2023    14h16  
2ª edição Angola Startup summit
2ª edição Angola Startup summit
Domingos Cardoso-ANGOP

Luanda - O director nacional para a Economia e Fomento Empresarial do Ministério da Economia e Planeamento (MEP), Nédio dos Santos, defendeu hoje, em Luanda, a necessidade de as startups buscarem a inovação e tecnologia, para fornecer bens e serviços na quantidade e qualidade desejável pelo mercado.

As startups precisam ter em conta que o crescimento da densidade populacional vai demandar mais bens e serviços que devem ser atendidos, reforçou o responsável, durante o habitual briefing do MEP.

Ao fazer o balanço da 2ª edição do Angola Startup Summit 2023, realizada de 27 a 29 de Abril sobre o lema “ Inovação e tecnologia como vectores para dimensão das startups em Angola”, sublinhou que o evento reuniu mais de 150 expositores de oito províncias o país, tendo recebido cerca de 5 mil visitas.

Acrescentou que o depois da realização do Angola Startup Summit 2023, espera-se melhor desempenho startups, principalmente as vencedoras de prémios e que deverão beneficiar 10 milhões de Kwanzas cada.

As mesmas vão beneficiar igualmente de um plano de negócios e a internacionalização da startup.

De acordo com o mesmo, o FACRA vai trabalhar com os dois vencedores, com possibilidade de investir, dependendo de um conjunto de indicadores a serem identificados.

O responsável da Stratup “Bayka Pay”, Lino Muengue, explicou que a sua solução tecnológica faz com que se organize e se identifique os parques, para que o automobilista possa livremente escolher a área onde pretende parquear.

“O projecto tem pernas para andar. Estamos a aguardar o dia para apresentar o projecto ao Governo Provincial de Luanda e podermos ver a sua implementação na cidade”, disse.

Na ocasião, o representante da startup Toke Média, Célio Garcia, fez saber que os 10 milhões “são bem-vindos”, acreditando que podem fazer muito, apesar de o projecto estar avaliado em aproximadamente 22 milhões de kwanzas, para que seja implementado com base nos estudos feitos”.

Na 2ª edição do Angola Startup Summit 2023 foram entregues prémios para as categorias "BCI Challenge" - voltada a solução para o agronegócio e acompanhamento a startup até o amadurecimento, “MEP Challenge”, consiste numa solução para restauração que permite ter acesso ao código de barra, e a categoria “GPL Challenge”, coube a  Stratup “Bayka Pay” - uma solução para o parqueamento na capital do país. HEM/AC





+