TAAG abre rota China/Brasil para transporte de carga

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 15 Junho De 2022    14h47  
1 / 2
Aeronave da TAAG (arquivo)
Aeronave da TAAG (arquivo)
Lino Guimarães
2 / 2
Acto de assinatura do acordo entre a TAAG e Lucky Aviation
Acto de assinatura do acordo entre a TAAG e Lucky Aviation
Quinito Bumba

Luanda – A TAAG, Linhas Aéreas de Angola, começa, esta semana, a operar na rota Changsha/Luanda/São Paulo (China, Angola e Brasil), para o transporte exclusivo de carga, prevendo uma facturação anual de 200 milhões de dólares norte-americanos.

A concretização dessa operação resulta de um acordo comercial rubricado, esta  quarta-feira, em Luanda, entre a TAAG e o grupo empresarial de aviação chinês Lucky Aviation. 

Na ocasião, o presidente da Comissão Executiva (CEO) da TAAG, Eduardo Fairen, fez saber que a rota será operada, inicialmente, por uma aeronave do tipo Boeing 777-200 ER, que vai fazer dois voos por semana (cerca de 80 horas de voos), com uma capacidade de 56 toneladas de diversas mercadorias. 

De concreto, o tipo de carga a ser transportada será matéria-prima, produtos agrícolas, material electrónica, roupas, entre outros bens. 

Ainda no âmbito do acordo rubricado, o CEO avançou que, posteriormente, a TAAG prevê escalar para as outras cidades chinesas, com foco em Hong Kong, Chengdu Tianfu, Guangzhou, Chengdu Shuangliu, Shangai Hongqiao e Beijing, capital da china. 

O representante geral da China Lucky Aviation (CLCA) em Angola, Tongxi Li, afirmou que o acordo assinado permitirá gerar 200 postos de trabalho directos nos aeroportos de Angola. 

Segundo o responsável, a parceria entre a Lucky Aviation e a TAAG é um exemplo de sucesso da cooperação económica e aproximação do sector da aviação comercial entre os dois países. 

Tongxi Li assegurou que a CLCA está a trabalhar, com apoio dos dois governos, para construir dois “Hubs” logísticos aéreos internacionais de passageiros e carga, seleccionando Angola como país chave, no quadro do apoio a melhoria da imagem internacional dos aeroportos angolanos. 

Quanto ao Novo Aeroporto Internacional de Luanda Dr. António Agostinho Neto, deu uma nota positiva pela construção desta infra-estrutura, augurando ser um centro de logística de aviação que permitirá ligar Changsha (China) e outros países de língua portuguesa em África e o resto do mundo. 

Fundada em 1938, a TAAG tem vindo a conectar os angolanos através de ligações domésticas e internacionais, disponibilizando, actualmente, 14 destinos domésticos e 12 internacionais. Além do transporte de passageiros, a sua frota realiza igualmente transporte de carga. 

A China Lucky Aviation é uma empresa chinesa de serviços de aviação especializada em negócios de passageiros e carga, fornecendo aos clientes garantias de capacidade técnica e comercial. 

A CLCA estabelece relações de cooperação estratégicas estáveis com mais de 20 companhias aéreas em todo o mundo. As suas capacidades profissionais, assim como a experiência são reconhecidas e elogiadas por parceiros internacionais. 





+