Talatona cadastra mil e 910 vendedoras

     Economia           
  • Luanda     Terça, 13 Junho De 2023    13h33  
Vendedoras ambulantes
Vendedoras ambulantes
Aurélio Cua

Ramiros – Mil e 910 vendedoras do bairro 10 de Dezembro, distrito urbano do Benfica, município do Talatona, em Luanda, foram cadastradas no âmbito do plano de reordenamento do comércio.

As beneficiárias, que praticavam comércio informal, receberam durante a última semana guias de transferência, para exercerem suas actividades nos mercados do Areial, Kifica e Ponto Certo.

Esta informação foi prestada à ANGOP pelo director municipal de Promoção e Desenvolvimento Económico Integrado, Geraldino Madeira, que lamentou o facto de  de muitas vendedoras insistirem na venda desordenada, criando dificuldades na via pública.

 “Achamos que a nível do município de Talatona, as vendedoras não têm razão de praticarem a venda em locais impróprios, pois existem mercados onde elas foram transferidas no âmbito no reordenamento do comércio”, asseverou.

Segundo o responsável, continua o trabalho de sensibilização junto das vendedoras, com objectivo de consciencializá-las em praticar as vendas em locais onde foram transferidas.

Geraldino Madeira afirmou que neste momento os mais de 70 armazéns encerrados, que praticavam comércio a grosso, encontram-se ilegais, por, na sua maioria, possuírem alvarás de retalhista.

Acrecentou que, além da ilegalidade, os armazéns têm representado a fonte de abastecimento às vendedoras que praticam a venda ambulante desordenada.

Na mesma senda, o responsável salientou que na referida zona só será permitida a existência de agentes retalhistas, desde que obedeçam um conjunto de condições, tais como o melhoramento da imagem do estabelecimento, novo modelo de documentação, organização do espaço e higiene, entre outras exigências.  JJD/JG|BA





+