Técnicos da agricultura em formação sobre colecta e processamento de dados

     Economia           
  • Lunda Sul     Sábado, 23 Outubro De 2021    18h36  
Técnicos e responsáveis do sector da Agricultura e Pescas em formação (Foto ilustração)
Técnicos e responsáveis do sector da Agricultura e Pescas em formação (Foto ilustração)
ANGOP

Saurimo – Trinta técnicos dos gabinetes da Agricultura e Pescas, das províncias da Lunda Sul, Lunda Norte, Moxico e Malanje e representantes de outras instituições do sector, participam desde hoje (sábado), numa formação sobre “Colecta e processamento de dados para o sistema de gestão de informações agrícolas da SADC”.

O workshop, enquadrado no projecto STORS, tem como objectivo fortalecer a capacidade técnica do Minagrip e de outras partes interessadas na colheita e processamento de dados agrícolas, para implantação de um Sistema Sustentável de Gestão de Informação Agrícola (AIMS) em Angola e na SADC, especialmente na Secretaria da organização e seus membros.

Outra finalidade é  capacitar os agentes da extensão rural do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), Direcção Geral da Pecuária (ISV) e do sector das Pescas, na recolha e tratamento de dados fiáveis do sector.

Na abertura, o director do gabinete provincial da Agricultura, Pescas e Pecuária, Nelson Senguetali, realçou a importância do projecto no relançamento das reformas económicas em curso no país.

O responsável disse que o mesmo terá particular realce nos sectores da agricultura, pecuária e pesca, preponderantes na produção de alimentos, segurança alimentar, promoção do auto-emprego, melhoramento da condição de vida das famílias, com maior enfoque no meio rural.

Apontou a pertinência desta formação de colecta de dados agrícolas, por permitir obter resultados que serão de inestimável valor à informação de qualidade, a ser usada no processo de formulação e concepção de políticas e planos de desenvolvimento dos sectores agrários e pesqueiros.

Por sua vez, o coordenador do projecto de apoio a operacionalização da Política Agrícola Regional da SADC, Silva Virgílio, disse ser intenção, dotar os técnicos de ferramentas necessárias que possam usar para apoiar a agricultura familiar nas comunidades e na região da SADC.

Sublinhou que, com o controlo das doenças eleitas no projecto, o país vai ter maior possibilidade de aceder aos mercados dos países da SADC, do continente e dos mercados internacionais.

Explicou que a mesma vai permitir o desenvolvimento sócio-económico do país, aumento do PIB, o que vai permitir para o engrandecimento da economia e o combate à fome e à pobreza.

Durante três dias, os participantes vão abordar temas ligados à estratégia regional da AIMS, apresentação do instrumento de recolha e dos indicadores a calcular, folha de instrumentos de recolha de dados sócio-económicos, de finanças públicas, de contas nacionais, cultura principal, aquicultura e produtos de pescas, produção florestal básica, produtos animais, insumos agrícolas básicos, doenças animais e pragas vegetais e sistema de informação estatística.

Participam técnicos dos gabinetes da Agricultura e Pescas das províncias da Lunda Sul, Lunda Norte, Moxico e Malanje e representantes dos pontos focais da AIMS, DNAP, IDA, ISV, IDF, GEPE, INE e das Pescas.

A formação é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pescas, enquadrada no projecto de cooperação SADC-FAO de apoio à operacionalização da Política Agrícola Regional da SADC.





+