Técnicos abordam revitalização do transporte de ferro e rochas ornamentais no Corredor Sul

     Economia           
  • Huíla     Segunda, 28 Agosto De 2023    10h31  
Huíla: Composição do CFM
Huíla: Composição do CFM
Morais Silva - ANGOP

Lubango – Quadros do Ministério dos Transportes estão desde hoje, segunda-feira, num fórum, a abordar, no Lubango, província da Huíla, a revitalização do processo de transportação e exportação do minério de ferro e de rochas ornamentais do Sul de Angola.

Sob o lema: simplificar para melhor exportar rumo a diversificação da economia, a jornada, para além de quadros do pelouro de tutela, congrega autoridades da Huíla, Namibe e Cuando Cubango.

A Jornada de Revitalização do Processo de Transportação e Exportação do Minério de Ferro e Rochas Ornamentais do Sul de Angola é um fórum sobre o qual as empresas que actuam no Corredor Sul de Angola, mormente, nos sectores da mineração, transporte ferro-portuário e logístico.

O objectivo, conforme o programa do evento chegado à ANGOP, é identificar os principais desafios e medidas que visam dinamizar o processo de transportação e exportação dessas matérias-primas, com vista a melhorar o actual ambiente de negócio da região.

Neste certame, segundo o programa, dar-se-á enfoque ao segmento da indústria mineira que nos últimos anos domina cerca de 90% da mercadoria movimentada no Corredor Sul, na vertente das exportações, com desempenho na balança comercial do país e contribui com uma parte substancial ao Produto Interno Bruto (PIB), dada quantidade de empregos que gera.

Numa mensagem sobre o certame, o Ministério dos Transportes realça que a Jornada visa estimular o ambiente de negócio na região sul de Angola no segmento das rochas ornamentais e minério de ferro, através de um diálogo aberto sobre as medidas que eventualmente possam simplificar o processo na cadeia e por conseguinte aumentar as exportações.

Estão presentes os sectores dos Transportes, Finanças, Recursos Mineiras e Petróleo, Indústria e Comércio, bem como profissionais que actuam no sector Portuário, Logístico, Transporte e Exploração Mineira.

A discussão sobre os projectos em implementação no sector logístico, portuário e minério, com finalidade de se promover o ambiente de negócio na região, avaliar de forma compreensiva o potencial produtivo das empresas que actuam no segmento de rochas ornamentais e minério, bem como abrir novas áreas de cooperação e network com potenciais parceiros, são os principais assuntos agendados para o evento que termina na quarta-feira.

Com a presença do ministro Ricardo de Abreu, o programa começou no domingo com visita às zonas de implementação do Projecto Integrado de Desenvolvimento da Baía de Moçâmedes e Infra-estruturas Ferroviárias do CFM, terminal Mineraleiro do Saco-Mar, deslocações às minas de exploração de granito na Huíla, assim como à Companhia Siderúrgica do Cuchi. MS





Notícias de Interesse

+