Tecnologia na indústria petrolífera analisada em conferência

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 16 Agosto De 2021    15h10  
Actividades operacionais visam, entre outros os fins, a recuperação de nós ( Foto Arquivo)
Actividades operacionais visam, entre outros os fins, a recuperação de nós ( Foto Arquivo)
Angop

Luanda –  Com o objectivo de fortalecer a presença de mulheres e jovens na actividade petrolífera e identificar oportunidades de negócios na área, empresários e especialistas do sector reúnem-se, em Novembro próximo, em Luanda, numa conferência internacional.

Trata-se da segunda conferência sobre serviços e tecnologia na indústria petrolífera em Angola (AOTC), a realizar-se entre os dias 23 e 25, com a intenção de promover também uma maior interacção entre as empresas nacionais e estrangeiras do sector petrolífero a actuarem no país.

O evento é organizado pela Associação de Empresas Prestadoras de Serviço na Indústria Petrolífera de Angola  (AECIPA) e reserva a abordagem de assuntos prementes das indústrias petrolíferas e energética, com vista a incitar o fortalecimento da cadeia de criação de valor no país.

A partilha de conhecimentos, informações e experiências empresariais é outro propósito da conferência, que será antecedida, a partrir do dia 26 do corrente mês, de quatro webinars, tendo como oradores membros do Executivo angolano, peritos em petróleo e energias e actores do sector privado.

“A presença de empresas angolanas constituirá o âmago do programa da ‘AOTC’ 2021, na sequência do Decreto Presidencial 271/20, de Outubro de 2020, que aprova o novo quadro legal para a participação de entidades locais na indústria petrolífera angolana” , cita uma nota da organização.

Segundo o documento a que a Angop teve acesso hoje, a conferência faz parte do programa da série “Energia em Angola”, lançado em Dezembro de 2020, e estabelecida pela AECIPA como plataforma para a partilha de conhecimentos, informações e soluções objectivas para empresas do sector.

Em 2020, a conferência sobre serviços e tecnologia na indústria petrolífera em Angola teve o alto patrocínio do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, e contou com intervenções de mais de 50 oradores, envolvendo uma audiência de mais de mil 250 individualidades de 43 países.

No certame, foram realizadas mais de 300 vídeo-reuniões, tendo sido trocadas mais de cinco mil mensagens, através da plataforma específica do evento.

Segundo o presidente da AECIPA, Bráulio de Brito, igualmente presidente da Conferência AOTC-2021, a sessão inaugural do evento, em 2020, foi um êxito retumbante, estabelecendo o marco histórico para futuras colaborações e desenvolvimento de negócios, em toda a indústria de prestação de serviços.

Após este nível de envolvimento dos diversos actores do sector, estende-se o programa para 2021, e, criada a Série sobre Energia em Angola, juntam-se os diversos agentes da indústria petrolífera internacional, num programa criterioso e altamente informativo de eventos virtuais, adiantou o responsável.





+