Testes da central fotovoltaica do Lucapa previstos para 2024

     Economia           
  • Lunda Norte     Segunda, 11 Setembro De 2023    21h02  
Painéis solares (Foto ilustração)
Painéis solares (Foto ilustração)
Cedida

Lucapa- Os testes dos equipamentos da central fotovoltaica do Lucapa, província da Lunda Norte, com uma capacidade instalada de 7.19 megawatts, estão previstos para o primeiro trimestre de 2024, soube hoje, segunda-feira, à ANGOP.

Segundo apurou à ANGOP, durante a visita efectuada pela vice-presidente do MPLA, Luísa Damião,  ao projecto energético,  já estão instalados 12.900 paineis solares,  os 10 postos de transformação, as estruturas de apoio que compreendem a engenharia civil, ntre outros equipamentos.

A central está a ser instalada numa área de três hectares e está avaliada em 19.706.428 euros, 80 por cento dos quais financiados pela Suécia e 20% pela África do Sul.

O projecto prevê 700 ligações domiciliares com os dispositivos pré-pagos e  a construção de um pavilhão de formação profissional.

Com a conclusão do projecto, os munícipes deixarão de consumir energia de grupos geradores privados, com custos elevados.

Angola está a ser pioneira no domínio de instalação de energias renováveis, com sete projectos nas províncias da Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Benguela, Bié e Huambo.

A previsão das autoridades é que a energia solar beneficie cerca de 1,2 milhões de famílias em todo o país, com vista à promoção do acesso a uma electricidade limpa e barata.

O segundo dia de trabalho da vice-presidente do MPLA na Lunda Norte, ficou igualmente marcado com uma assembleia de militantes, visitas as obras do pavilhão multiuso do Chitato e o estancamento das ravinas da Centralidade do Mussungue, do aeroporto e do Kamatundo.

Na terça-feira, terceiro dia, a agenda da vice-presidente do MPLA reserva uma visita as obras de ampliação da barragem hidroeléctrica do Luachimo e um acto de massas no campo de ténis do Dundo. HD





Notícias de Interesse

+