Total Eren e Greentech constroem parque solar em Angola

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 16 Dezembro De 2020    20h30  
Plataforma de exploração petrolífera (Arquivo)
Plataforma de exploração petrolífera (Arquivo)
Gaspar dos Santos

Luanda - A Total, em parceria com a Greentech- Angola, prevê construir e operar um projecto de energia solar de 35 MWp, cuja central estará localizada no Lubango, capital da província da Huíla.

Nessa iniciativa, a Total Eren detém uma participação de 75 por cento e a Greentech  25%,  para desenvolver, financiar, construir e operar o projecto.

Segundo uma nota da Total Eren a que a ANGOP teve acesso, para o efeito foi assinado um Memorando de Entendimento com o Ministério da Energia e Águas de Angola (Minea).

O documento refere que, actualmente, está em discussão uma opção para que a Sonangol, empresa pública angolana de petróleo e gás, adira ao projecto.

"O projecto enquadra-se nos objectivos do fomento do investimento estrangeiro e promoção das energias renováveis, para atingir 800 MW de capacidade instalada no país até 2025", sublinha a nota.

Quando entrar em funcionamento, o parque solar  fornecerá energia competitiva à rede angolana e permitir uma poupança significativa de combustível em comparação com as centrais térmicas existentes.

A propósito desta iniciativa privada, a vice-presidente Executiva e Directora Global de Desenvolvimento de Negócios da Total Eren, Fabienne Demol, afirmou  estarem entusiasmados por fazer parte do desenvolvimento do sector das energias renováveis em Angola, onde serão capazes de alavancar o historial, experiência e presença histórica do accionista Total S.A".

De acordo com a gestora, o Memorando de Entendimento assinala um marco importante e concreto para a implementação do projecto, três meses depois de detalhado estudo de viabilidade em estreita colaboração com as autoridades angolanas e as principais partes interessadas.

"Estamos ansiosos pelos próximos passos do desenvolvimento do  projecto", afirmou.

Por sua vez, Executivo e co-fundador da Greentech - Angola Environment Technology, Jorge Salvador, assegurou que "o projecto  fornecerá electricidade limpa e acessível à população da província da Huíla, trazendo ao mesmo tempo benefícios económicos imediatos para  Angola.

Disse, também, que estão ansiosos por trabalhar em conjunto com as equipas técnicas do Minea, da Rede Nacional de Transportes (RNT), da Empresa Pública de Produção de Electricidade (Prodel) e do Instituto  Regulador dos Serviços de Água e Electricidade (Irsea).

"O trabalho conjunto será decisivo para dominar os desafios  que decorrem da implementação de um dos primeiros projectos solares fotovoltaicos à escala de utilização financiados e operados por parceiros independentes em Angola", disse o gestor.

A Total Eren é um dos principais produtores independentes de energia renovável com sede em Paris, e a Greentech - Angola Environment Technology, Ltd (Greentech) é uma empresa de desenvolvimento energético experiente com sede  em Luanda.





+