TotalEnergies foca-se na promoção do empreendedorismo

     Economia           
  • Cunene     Terça, 14 Maio De 2024    19h03  
Logotipo da TOTAL ENERGIES
Logotipo da TOTAL ENERGIES
Pedro Parente-ANGOP

Ondjiva – A promoção do empreendedorismo e inovação tecnológica no seio da juventude constituem as principais apostas da petrolífera francesa TotalEnergies, nos próximos tempos, na província do Cunene, com vista à consolidação da sua estratégia de responsabilidade social em Angola.

O facto foi anunciado, esta terça-feira, nessa localidade, pelo coordenador do Programa “100 anos, 100 empreendedora” da TotalEnergies Angola, Samora Kitumba, durante um encontro que manteve com os agentes económicos do Cunene.

Na ocasião, a fonte disse que esse programa enquadra-se na celebração do centenário da empresa, com objectivo de identificar, premiar e acompanhar os melhores projectos de criação ou desenvolvimento de micro empresas.

Sublinhou ainda que o programa pretende premiar 100 projectos nacionais que dão provas de criatividade e inovação, com diferenciação nas comunidades onde está inserido e reconhecimento internacional.

Segundo Samora Kitumba, a intenção é premiar 100 projectos através do critério da criatividade, inovação, clareza e forma de apresentação de ideias ligadas ao desenvolvimento sustentável e rentável.

Esclareceu que o projecto “não terá financiamento direito”, mas os seleccionados receberão vários tipos de apoio em função do seu nível de maturidade e visibilidade no mercado.

Afirmou que a Total predispõe-se a desenvolver programas de incubação, treinamento e organização de eventos que venham dar visibilidade às ideias existentes de forma oculta, bem como preparar os empreendedores para o mundo dos negócios.

Referiu que concorrem para o concurso cidadãos nacionais maiores de idade que residem no país, cujos projectos contribuem para a diversificação e transformação sustentável da economia, com destaque para os sectores da agricultura, comércio, pesca, ciência e inovação, marketing e comunicação.

O concurso, lançado a 28 de Março deste ano, conta com a inscrição de duas mil candidaturas, destas apenas 11 são da província do Cunene, prevendo-se o seu término a 31 de Julho próximo.

Por seu turno, o chefe de departamento para a Promoção de Emprego e Fomento ao Empreendedorismo no Cunene, Alberto Sapalo, enalteceu a implementação do programa que vai apoiar iniciativas privadas de micro empresas e jovens que pretendem formalizar os seus negócios.

Considerou ser uma acção satisfatória para o fomento ao auto-emprego e ajudar as políticas de empregabilidade levadas a cabo pelo Executivo angolano.

Para efeito, apelou aos jovens a aderirem ao projecto, de modo que a província tenha pelo menos 20 a 30 empreendedores aprovados, para alavancar o negócio nesta localidade. FI/LHE/QCB





+