Transporte de gás de comboio reduz custos

     Economia           
  • Malanje     Quinta, 11 Novembro De 2021    14h11  
Comboio do CFB
Comboio do CFB
Pedro Parente

Malanje- A Sonangol e os Caminhos de Ferro de Luanda assinaram, esta quinta-feira, os autos de consignação da cooperação de transporte de gás butano a granel de Luanda à Malanje.

O transporte de gás de comboio no traçado Luanda/Malanje foi interrompido em 1988, devido ao conflito armado e outros factores, tendo retomado oficialmente a 19 de Setembro do corrente, 33 anos depois, mas os autos de consignação do projecto entre a Sonangol e os CFL foram assinados apenas esta quinta-feira, em Malanje.

Essa medida ajuda na redução dos riscos que se corria antes com a transportação via rodoviária, dos custos operacionais, na prevenção de prejuízos, bem como garantir mais stocks do gás para as províncias do Cuanza Norte, Uíge e Malanje.

Segundo o presidente da Comissão Executiva da Unidade de Negócios de Gás e Energias Renováveis da Sonangol, Manuel Barros, que falava na cerimónia de assinatura dos autos de consignação do relançamento do processo de transporte de gás via ferroviária com os Caminhos de Ferro de Luanda (CFL), numa primeira fase se prevê o transporte de 200 toneladas de gás com uma frequência semanal.

"A transportação de gás butano de Luanda para Malanje é do ponto de vista logístico, de importância estratégica, na medida em que representa o cumprimento da missão da empresarial da Sonangol de aumentar a disponibilidade deste produto às famílias”, frisou.

Sem avançar os custos a ser reduzidos, o responsável acrescentou que esta iniciativa consta das acções do Executivo inseridas no plano nacional de desenvolvimento 2018/2022.

O fornecimento de gás de cozinha para Malanje, referiu, vai aumentar, com previsões de se atingir no pico da operação, a distribuição de 335 toneladas do líquido semanalmente (mais 40 por cento da actual capacidade).

Na ocasião, o presidente do Conselho de Administração dos Caminhos de Ferro de Luanda (CFL), Júlio Joaquim, realçou que o restabelecimento do transporte de gás através de comboio melhora o ambiente de negócios com a Sonangol, cujos efeitos concorrem para o crescimento da economia nacional e de ambas as empresas do Estado.

Para  a transportação do gás, os CFL contam com 12 locomotivas do tipo GE-C30-ACI, com capacidade de rebocar mil e 640 toneladas cada e 12 vagões cisterna com capacidade de armazenar 23 toneladas por unidade.

Considerou que os CFL contribuem de forma significativa na exploração do corredor Luanda/Cuanza Norte/Malanje, com a distribuição de gás e transporte de mercadorias, desempenhando um papel estruturante no desenvolvimento de vários projectos dos sectores mineiros, agrícola, industrial, logístico e outros.
 





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