Tubos para projecto Clov na origem da construção da Spool base na Sonamet

     Economia           
  • Benguela     Sábado, 27 Janeiro De 2024    15h05  
1 / 3
Plataforma petrolífera (Foto Ilustração)
Plataforma petrolífera (Foto Ilustração)
Divulgação
2 / 3
Inauguração da spoolbase no estaleiro da Sonamet
Inauguração da spoolbase no estaleiro da Sonamet
Augusto Cordeiro-ANGOP
3 / 3
Sonamet celebra 25 anos de operações no Lobito
Sonamet celebra 25 anos de operações no Lobito
Augusto Cordeiro-ANGOP

Lobito - A construção da Spool base no estaleiro da Sonamet, no Lobito, província de Benguela, resulta da necessidade de cerca de 20 quilómetros de tubos (pip e in pipe) para conectar poços petrolíferos nas instalações do projecto Clov, soube a ANGOP.

O projecto Clov está localizado no Bloco 17, a  cerca de 150 quilómetros da costa angolana, com uma lâmina de água de entre 1.100 e 1.400 metros, e dispõe de recursos estimados em 55 milhões de barris de petróleo.

Segundo o director-geral da TotalEnergies Angola, Martin Defontaines, em 2021, após realizar uma campanha sísmica e o processamento de dados, encontrou-se uma grande oportunidade de se poder produzir mais de 50 mil barris de petróleo/dia em cinco poços.

"Para se desenvolver esses reservatórios, eram necessários 20 quilómetros de oleoduto e estrutura submarina, que agora estão a ser fabricados neste estaleiro por cerca de 300 trabalhadores angolanos, durante mais de dois milhões de horas de trabalho", disse, regozijado.

Martin Defontaines explicou que os  equipamentos serão transportados e instalados no campo do projecto Clov, sem interromper a produção.

Segundo o director, no início da produção do  projecto, previsto para o fim deste ano ano, vai se atingir um pico de trinta mil barris dia.

Disse ainda que a TotalEnergies em Angola tem o compromisso de contribuir para a criação de valor no sector da energia.

"Assistimos gradualmente ao aumento da complexidade dos equipamentos e dos serviços fornecidos localmente, que nos dão um conforto para encontrarmos soluções Made in Angola", assegurou.

Referiu que se constatou que a transferência de conhecimento e a capacitação permitem ter cada vez mais empresas e quadros angolanos a trabalhar no sector.

"O nosso investimento anual em despesas locais ascende a mais de mil milhões de dólares para as nossas operações petrolíferas e, deste modo, constribuimos para a maior sustentabilidade e criação de valor", afirmou.

Martin Defontaines expressou o seu reconhecimento às equipas que contribuiram para a construção da Spool Base, muito desejada pela companhia petrolifera francesa.

"Contamos convosco para manter o foco na preparação e supervisão dos trabalhos, e assegurar a vigilância, para garantir que possam voltar para casa em segurança", apelou.

Além do Clov 3, a TotalEnergies lançou recentemente os projectos Clov 2 e o Dália 3, com 15 poços para produzir cerca de 100 milhões de barris de petróleo. TC/CRB 

 





+