Turbina de Ondjiva em fase de ensaios

     Economia           
  • Cunene     Quinta, 23 Junho De 2022    17h28  
Turbina eléctrica de Ondjiva
Turbina eléctrica de Ondjiva
José Cachiva

Ondjiva - A primeira, das duas turbinas eléctricas com capacidade para produzir 25 megawatts cada, encontra-se em fase de ensaios, com vista ao aumento da capacidade do fornecimento e da qualidade da energia eléctrica na cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene.

A informação foi prestada hoje, quinta-feira, à ANGOP, pelo vice-governador para o sector Técnico e Infra-Estruturas do Cunene, Faustino Cortez, tendo esclarecido que a turbina, em fase de teste, carece de um conjunto de experimentações para permitir que a energia produzida e fornecida ao consumidor tenha qualidade.

Assegurou que actualmente a energia fornecida em Ondjiva é produzida através da turbina, ficando para trás o período de restrições vivido.

Lembrou que a província do Cunene contava com uma potência de 11.9 megawatts, sendo 8.5 proveniente da estação de Onuno (Namíbia) e 3.4 da central de Ondjiva, fruto da paralisação de dois grupos geradores que impactaram, em grande medida, a regularidade do fornecimento de energia eléctrica.

Fruto destes trabalhos, acrescentou, que a energia produzida pela Namíbia e do grupo da central térmica se encontra suspensa.

Relativamente à segunda turbina, disse que poderá entrar em fase de ensaios, dentro de 15 dias, uma vez que os trabalhos incluem um conjunto de acções ligadas à componente eléctrica, construção civil, equipamentos electromecânicos, entre outras.

Orçadas em 40 milhões de dólares cada, com a entrada em funcionamento, as turbinas vão aumentar a capacidade de produção de energia eléctrica de 8.9 para 58,5 megawatts.





+