UE disponibiliza 200 mil euros para o reforço da economia azul em Angola

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 17 Novembro De 2021    19h16  
Orla marítima de Benguela
Orla marítima de Benguela
Henri Celso

Luanda – A União Europeia, através do projecto “ Facilidade de Diálogo com Angola”, disponibilizou esta quarta-feira o valor de 200 mil euros, para apoiar a segurança marítima, melhorar a gestão dos recursos aquáticos e a actividade da pesca em Angola.

O valor resulta da assinatura de um acordo conjunto, rubricado hoje, entre a União Europeia e os ministérios da Economia e Planeamento e das Relações Exteriores (MIREX), nos domínios da capacitação técnica da segurança marítima e da revisão da avaliação das espécies pelágicas, bem como sobre o diálogo da economia azul.

O projecto de capacitação em segurança marítima será implementado pelos ministérios da Defesa de Angola e de Portugal. 

Já o segundo projecto, assente na revisão e avaliação das espécies de pequenos pelágicos, tem a “cabeça” o Instituto Nacional de Investigação Pesqueira e Marinha de Angola, em parceria com o Departamento de Oceanografia e Pesca da Universidade dos Açores de Portugal.

O terceiro e último projecto desse acordo, centrado na economia azul, com vista a melhorar a gestão da pesca e dos sectores conexos, caberá a Direcção Nacional dos Assuntos do Mar, do Ministério da Agricultura e Pescas, em parceria com o grupo “Business Finland”, da Finlândia.

Na ocasião, o secretário de Estado do Planeamento, Milton Reis, disse que o Governo angolano tem vindo a desenvolver um esforço concertado com a Agenda 2063 da União Africana, onde se destaca a estratégia marítima de África até 2050 que assenta na economia azul para o continente berço da humanidade.

Por sua vez, a embaixadora da União Europeia em Angola, Jeannete Seppen, afirmou que a UE continuará a apoiar as acções do Executivo, tendo em atenção que este país possuí vastos recursos marítimos e pesqueiros, activos relevantes para a diversificação da economia.  

O projecto Facilidade de Diálogo União Europeia -Angola surge a partir do protocolo denominado “Acordo Caminho Conjunto Angola- EU”, assinado em 2012, baseado no diálogo sobre política nas aéreas de interesse comum.



Tags



+