Uganda vai investir USD 5 mil milhões na produção de derivados de petróleo

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 20 Abril De 2023    17h56  
Ministro Ugandês, Henry Okello (à direita) ladeado pelo presidente da AIPEX, Lello Francisco
Ministro Ugandês, Henry Okello (à direita) ladeado pelo presidente da AIPEX, Lello Francisco
Cedida

Luanda - Um grupo de empresários de nacionalidade Ugandesa pretende investir cinco mil milhões de dólares nos sectores da telecomunicações e produção de derivados do petróleo em Angola, avançou hoje o ministro de Estado para a Cooperação Internacional da República do Uganda, Henry Oryem Okello.

De acordo com o ministro ugandês, que falava durante uma visita à Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), Angola é o destino escolhido por ser detentora de muitos recursos minerais e de terra arável, aliado às boas reformas políticas e económicas.

Henry Okello, que está acompanhado de um grupo de empresários do seu país, disse que o encontro visou o reforço dos laços de cooperação entre os dois países, promover e facilitar a interacção dos empresários angolanos e ugandeses nos mais diversos sectores.

Na ocasião, o presidente do Conselho de Administração da AIPEX, Lello Francisco,  disse que tal manifestação de interesse constitui um sinal de que aos poucos  o país vai vivendo reformas económicas nos últimos cinco anos, que propiciam um bom ambiente de negócios.

Realçou que as reformas económicas continuam a contribuir para melhorar o ambiente de negócios  e, consequentemente, atrair mais investimentos, quer dos variados mercados internacionais, em particular o mercado africano.

“É importante que os países africanos invistam no mercado nacional”, disse o gestor, salientando que a AIPEX continuará a prestar todo apoio necessário  para que os investidores venham para Angola e desenvolvam as actividades ligadas ao desenvolvimento económico local.

Sobre exportações Angola e Uganda

No âmbito das relações bilaterais Angola - Uganda, assinou-se, em Fevereiro de 2014, em Kampala, um acordo virado para o reforço e melhoria da cooperação política e económica entre os dois países, com destaque para o comércio.

Uganda tem importantes recursos naturais, incluindo solos férteis, chuvas regulares e razoáveis depósitos minerais de cobre, ouro e outros minerais e petróleo, descoberto recentemente.

A agricultura é o principal sector da economia empregando mais de 80% da força de trabalho e o café é o principal produto agrícola exportado.

Já Angola, tem como  principal produto de exportação,   o petróleo, tendo uma média de um milhão de barris ao dia.

Angola obteve uma receita bruta de 24,5 de mil milhões de dólares com a exportação de 394,22 milhões de barris de petróleo bruto em 2021, comercializados ao preço médio de 70,7 dólares por barril. JAM/PPA





Notícias de Interesse

+