Uíge conta com novo operador de microcrédito

     Economia           
  • Uige     Quarta, 06 Março De 2024    14h07  
Agência de crédito Nespecred inaugurada no Uíge
Agência de crédito Nespecred inaugurada no Uíge
Jaime Reais-ANGOP

Uíge - A província do Uíge conta, a partir desta quarta-feira, com uma nova Instituição Financeira Não Bancária (IFNB), denominada "NespeCred Limitada", com o foco na concessão de microcréditos a Micro, Pequenos e Médios empreendedores.

A infra-estrutura, localizada nos arredores da cidade do Uíge, foi inaugurada pelo director do Gabinete Provincial de Desenvolvimento Económico e Integrado do Uíge, Marcelino Ferreira, que, através de alguns bancos comerciais, vai conceder microcréditos, no valor máximo de 100 milhões de Kwanzas.

O novo operador de micro-crédito no Uíge, depois do KixiCrédito, também vai apostar no desenvolvimento de actividades de fomento à produção local, com destaque para o agronegócio.

Falando à imprensa, o director-geral da NespeCred, Domingos Cunha, disse que a sua instituição vai dar oportunidade aos produtores locais e não só, para desenvolverem os seus negócios.

Sem especificar o prazo de reembolso e nem os critérios a serem aplicados, referiu apenas que a instituição já desembolsou, na província do Uíge, um total de 30 milhões de kwanzas, num total de 32 empreendedores.

Por sua vez, o director do Gabinete Provincial de Desenvolvimento Económico e Integrado do Uíge, Marcelino Ferreira, fez saber que com abertura da agência a região vai massificar a empregabilidade e a concessão de micro-crédito, com vista a potenciar as actividades comerciais dos pequenos empreendedores.

No mercado desde 2018, nas províncias de Luanda e Bengo, a NespeCred Limitada, que pretende chegar aos 16 municípios do Uíge, vai prestar os seus serviços, numa primeira fase, aos empreendedores das localidades do Songo, Negage, Quitexe e Uíge. JAR





Notícias de Interesse

+