Uíge aumenta produção de cacusso

     Economia           
  • Uige     Sábado, 06 Janeiro De 2024    10h38  
Projecto de aquicultura na lagoa do Úlua, província do Bengo
Projecto de aquicultura na lagoa do Úlua, província do Bengo
Mário Francisco-ANGOP

Uíge – A produção do peixe cacusso na província do Uíge atingiu 84 mil 970 toneladas, em 2023, contra 80 mil 152 do ano anterior, segundo o Departamento de Pescas local.

Em declarações à ANGOP, esta sexta-feira, o chefe do Departamento de Pescas no Uíge, José Kupessa, disse que o incremento da captura se deveu ao aumento dos projectos aquícolas de 113, em 2022, para 359, em 2023.

A província do Uíge conta com um total de 3.820 tanques que se dedicam à produção de cacusso.

José Kapessa apontou os municípios de Maquela do Zombo, Uíge, do Negage, Bungo, Damba, Mucaba e Cangola como os que mais se destacaram na produção de peixe cacusso na região.

Em relação à pesca artesanal, o desempenho foi no sentido inverso com a captura de 72 mil 107 toneladas de peixes diversos, contra 76 mil do período anterior, em 47 associações e oito cooperativas existentes na província, afirmou.

O responsável justificou esta redução nos níveis de captura pela escassez de material de pesca como anzóis, redes e bóias.

Para este ano, anunciou a implementação de um programa que visa a entrega de material de pesca artesanal aos pescdaores da região, apoiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (FIDA), visando o fomento da pesca artesanal. NM/IZ

 





+