União das Cooperativas Pecuárias do Norte prioriza censo animal

     Economia           
  • Malanje     Quarta, 06 Abril De 2022    17h58  
Huila: Gado bovino
Huila: Gado bovino
Morais Silva

Malanje- A União das Cooperativas Pecuárias do Norte de Angola (UCOPNA), constituída a 23 de Fevereiro deste ano, quer melhorar a estatística animal na região, com a realização periódica de recenseamento, assegurou hoje, a presidente da mesa da Assembleia-geral do órgão, Etelvina Diogo.

Falando à margem da tomada de posse dos órgãos sociais da UCOPNA, a responsável disse ser urgente consolidar o número de animais das sete cooperativas que integram a agremiação, nomeadamente das províncias de Malanje, Cuanza Norte, Cabinda, Zaire, Uíge, Lunda Norte e Lunda Sul, para se evitar discrepância de dados.

Apontou a promoção de formação de criadores, reforço da assistência técnica e negociação de melhores preços com os fornecedores de materiais como outros aspectos que constam das linhas de acção da organização, com vista a alavancar a produção pecuária no norte do país.

Por outro lado, adiantou que a união vai, igualmente, subsidiar o governo na criação de políticas mais dirigidas à classe, para melhorar a produção de carne no país e travar a importação.

Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Agricultura e Pescas, Carlos Chipoia, destacou a importância da UCOPNA na organização e dinamização do subsector pecuário, assim como na resolução dos problemas com que os criadores se debatem.

Apelou a proactividade da agremiação e apresentação de propostas válidas para o crescimento da actividade pecuária.

A constituição da UCOPNA surge na sequência da realização, em Dezembro de 2021, em Malanje, do IV Fórum das Cooperativas Pecuárias de Angola, promovido pela COOPLACA (Cooperativa do Planalto de Camabatela), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pescas.

 

 





+