Governo prevê privatizar 26 activos este ano

     Economia           
  • Luanda     Terça, 06 Fevereiro De 2024    21h07  
Logotipo da Unitel
Logotipo da Unitel
Clemente Santos

Luanda – A Unitel, o Banco Fomento Angola (BFA) e a Ensa constam dos 26 activos do Estado seleccionados para privatizar em Bolsa de Valores este ano (2024), no quadro do programa de alienação do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), anunciou esta terça-feira o secretário de Estado para Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos.

Esta decisão resulta da 1ª reunião, do ano, da Comissão Nacional Interministerial do Programa de Privatizações (PROPRIV), que determinou igualmente a alienação da participação do Estado no Stander Bank Angola, a partir de um mecanismo de aceleração criado para os processos adjacentes à privatização, por via de procedimento de oferta pública inicial.

Constam igualmente dos activos a privatizar este ano, o Complexo de Frio, a Cerâmica de Sassa Zau, o Armazém do Chimbodo e a Moageira, todos localizados na província de Cabinda.

Neste particular, o secretário de Estado explicou que estão em fase de finalização os processos dos activos de Cabinda, que deverá terminar ainda no primeiro trimestre do corrente ano.

Conforme o governante, sem definir os valores que o Estado pretende arrecadar com a venda dos 26 activos, ainda este trimestre vão a privatização a CRÊ (através do BPC) e os 39 hotéis da rede UI, bem como as quatro unidades associadas à China International Fund Limited (CIF).

Ao longo do ano, esclarece o governante,  serão colocados à venda outros activos, como os ligados ao sector financeiro, com destaque para a Bolsa de Dívidas e Valores de Angola (BODIVA), que vai abrir o seu capital à participação de novos investidores.    

A Comissão Nacional Interministerial integra responsáveis de vários departamentos ministeriais, nomeadamente ministérios das Finanças, do Planeamento, Comércio e Indústria, Recursos Minerais, Petróleo e Gás,   Transportes, do Banco Nacional de Angola, o IGAPE, a Sonangol E.P. bem como outras instituições envolvidas na implementação do PROPRIV.OPF/AC





+