Universidades implementam projecto Agro-Prodesi

     Economia           
  • Luanda     Terça, 10 Novembro De 2020    00h20  

Luanda- Uma plataforma de concertação académica de apoio ao desenvolvimento do agro-negócio e cadeias de valor será criada nas universidades públicas, de forma a garantir o diálogo nacional e territorial entre os diferentes actores.

De acordo com uma nota a que a Angop teve acesso, o projecto resulta de um acordo sob a coordenação do Ministério da Economia e Planeamento (MEP) com outras.

A ser assinado na próxima terça-feira, 10, pelo ministro da Economia e Planeamento, Sérgio dos Santos, e pela ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário.

A nota refere ainda que, o ministro da Economia e Planeamento vai também assinar os acordos de cooperação com os Reitores das Universidades Públicas.

Os referidos acordos visam contribuir para uma maior aproximação das universidades aos desafios do agro-negócio e cadeias de valor.

O Plano de Integração das Universidades no Desenvolvimento do Agro-negócio e Cadeias de Valor Priorizadas (UniAgro-Prodesi) é parte integrante do projecto AGRO-PRODESI.

Sendo que foi desenhado para a criação de  ambiente propício para o PRODESI e  para a realização de negócios na agricultura,  através do apoio às iniciativas transversais,  como formar e qualificar os recursos humanos, promovendo o estabelecimento de parcerias comerciais estratégicas, nacionais e internacionais e parcerias público-privadas.

O  projecto UniAgro-Prodesi abordará directamente os desafios ligados ao acesso e uso do conhecimento e tecnologias inovadoras no desenvolvimento inclusivo do agro-negócio e cadeias de valor.





+