Universitários preenchem 1ª feira de cultura, ciência e tecnologia da Huíla

     Economia           
  • Huíla     Quarta, 30 Novembro De 2022    17h10  
Huíla: Feira de cultura, ciência e tecnologia da JMPLA
Huíla: Feira de cultura, ciência e tecnologia da JMPLA
José Filipe

Lubango – Mais de 30 estudantes provenientes nos institutos de ensino superiores politécnicos públicos e privados do Lubango expõem desde hoje, quarta-feira, no Lubango, equipamentos tecnológicos e invenções, na primeira edição da feira de cultura, ciência e tecnológica da Huíla.

Trata-se de um evento promovido pela JMPLA, no âmbito do 60º aniversário da sua fundação, assinalados 23 do mês em curso, sob o lema: “JMPLA firme na preservação da paz e do desenvolvimento”.

A feira com a duração de um dia tem ainda patente produtos de artes, pintura, escultura, calçada, pintura, cestaria, brincos, missangas, pulseiras, olaria, entre outros artefactos culturais, bem como de livros escritos por autores nacionais.

Falando na abertura da actividade, o segundo secretário provincial do MPLA, na Huíla, José Arão, afirmou que com a feira os estudantes têm a oportunidade de fomentar a divulgação dos trabalhos científicos, artísticos, culturais e tecnológicos.

Sublinhou que é uma iniciativa que pode permitir mostrar aos investidores as capacidades e potencialidades tecnológicas criativas dos universitários, assim como uma porta para interagirem e intercambiarem as iniciativas.

“Temos muitas áreas por investir através das Tecnologias de Informação e Comunicação, ciências médicas, ambiente, agronomia, entre outras que precisam do conhecimento mais apurado, para que se consiga dar resposta o mundo virtual”, disse.

Reafirmou que a JMPLA vai continuar a incentivar os jovens a acompanhar o percurso da ciência e tecnologia, porquanto contribui decisivamente para o desenvolvimento do país, uma vez que a organização é pioneira nessas iniciativas, desde 1962.





+