Polícia Nacional frustra venda ilícita de combustível

     Economia           
  • Lunda Sul     Quarta, 08 Setembro De 2021    12h29  
Bidóns de gasolina apreendidos em Cacolo pela Polícia Nacional - Foto Joao Wassamba
Bidóns de gasolina apreendidos em Cacolo pela Polícia Nacional - Foto Joao Wassamba
Joao Wassamba

Cacolo - Seiscentos e 60 litros de gasolina foram apreendidos hoje, quarta-feira, no município do Cacolo (Lunda Sul) Polícia Nacional, durante uma micro-operação realizada nos bairros e na Estrada Nacional/230, que liga Luanda/Leste do país.

O combustível foi apreendido no interior de um camião contentorizado, destinava-se à venda ilegal e a preços exorbitantes nas ruas da municipalidade e na sede de Saurimo, face à escassez deste produto, nos principais postos de combustíveis desde Agosto do ano em curso.

Em declarações à ANGOP, o comandante municipal da Polícia Nacional do Cacolo, Carlos Domingos, disse que o combustível estava armazenado em vários bidões de 20 litros no contentor de um camião.

Explicou que os camionistas utilizam estes métodos para ludibriar as autoridades de que as mercadorias que trazem à província são somente bens alimentares e matériais de construção, mas, no entanto, algumas vezes trata-se de combustível (gasóleo e gasolina).

“Como a região debate-se com a escassez de combustível, e para obtenção de lucro fácil, muitos cidadãos recorrem às províncias vizinhas onde adquirem o produto para vender a preços especulativos”, lamentou.

Referiu ainda que, não obstante o preço alto de que é comercializado o produto, a forma como é conservada coloca em risco a segurança das pessoas e dos próprios autores, agora detidos.

Carlos Domingos apelou à população a denunciar actos do género, para se repor a legalidade e contribuir para que o combustível possa ser comercializado a preço justo e chegue a todos beneficiários.

O contrabando de mercadoria é uma infracção punível nos termos do Código Aduaneiro Angolano, que proíbe a exportação irregular de mercadorias não declaradas ou manifestadas.

Este é o primeiro caso do género actuado pela corporação no município do Cacolo este ano.

O município de Cacolo, que dista a 141 quilómetros da cidade e Saurimo, tem uma população estimada em mais de 36 mil habitantes, distribuídos nas comunas de Alto Chicapa, Cucumbi, Xassengue e a sede do Município de Cacolo.

 





+