Vendedoras do mercado municipal abrem contas bancárias pela primeira vez

     Economia           
  • Malanje     Quinta, 21 Março De 2024    16h37  

Malanje- Duzentas e 50 vendedoras do mercado municipal de Malanje procederam hoje, quinta-feira, a abertura pela primeira vez de contas bancárias, no âmbito da campanha de literacia financeira levada a cabo pelo Banco Nacional de Angola (BNA).

A campanha enquadra-se no âmbito da Semana Global do Dinheiro, consubstanciada na sensibilização dos cidadãos para adopção de hábito de poupança das finanças pessoais, visando contribuir na inserção da população angolana no sistema financeiro.

Trata-se de contas bancárias Bankita e Simplificada, abertas com apenas 100 kwanzas nos Bancos BPC, BIC, BDA e BCA, destinadas essencialmente a depósitos à ordem.

O chefe do sector de Supervisão e Acompanhamento da Direcção Regional Nordeste do BNA, Faustino João disse que a campanha consta dos mecanismos de estimular os pequenos operadores económicos, sobretudo de mercados, a criar poupanças.

Precisou que com isso, o BNA e o Executivo pretendem colocar o maior número possível da população angolana no sistema financeiro, acrescentando que a iniciativa se estenderá aos demais municípios da província.

Por sua vez, a assistente do Banco de Poupança e Credito (BPC), Marta Venâncio disse que a pretensão é abrirem um maior número de contas para clientes novos, sobretudo paras as vendedoras.

Enquanto isto, o representante do Banco BIC, José de Lima, enalteceu a iniciativa do BNA em aproximar os serviços bancários aos cidadãos, sobretudo para as vendedoras, que passam a ter oportunidades de poupar dinheiro, através de depósitos bancários.

Já a cidadã, Fernanda Golombo mostrou-se satisfeita pela campanha, na medida em que visa dar oportunidades de abertura de contas e incutir nos vendedores valores morais, culturais e de poupança.

A Semana Global do Dinheiro, que decorre de 18 a 23 de Março, é uma iniciativa anual coordenada pela Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Económico (OCDE) e que envolve 176 países, com a finalidade de consciencializar as pessoas, sobretudo jovens, sobre literacia e inclusão financeira. RM/NC/PBC





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