Ambulantes impedem circulação de pessoas e viaturas no Benfica

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 15 Junho De 2022    16h09  
Uma vista do Mercado do Kwam-kuaram, no Benfica
Uma vista do Mercado do Kwam-kuaram, no Benfica
Bráulio Pedro - Angop

Ramiros - A venda ambulante, praticada nas ruas do centro comercial do “Kwam-Kuaram” e interior do bairro 10 de Dezembro, distrito urbano do Benfica, município de Talatona (Luanda), está a dificultar a circulação de viaturas e de pessoas em passeios e bermas de trecho da Estrada Nacional EN-100/sul e da Avenida Fidel Castro Ruz.

Os vendedores são na sua maioria mulheres, que ocupam desordenadamente várias ruas vendendo produtos diversos, entre alimentos, roupas, calçados.

O exercício dessa actividade naquele perímetro impede a entrada e saída dos moradores da zona, principalmente, no fim da tarde, período em que a venda é mais intensa.

Sobre o assunto, o administrador distrital do Benfica, Bráulio dos Santos Vaz, disse hoje à ANGOP que a Polícia Nacional e Serviços de Fiscalização estão a sensibilizar os vendedores, no sentido de serem transferidos para os mercados do  “Ponto Certo”,  “10 de Dezembro”,  “Kifica”,  “Areal”  e  das  “Salinas”.

De acordo com o administrador, essas autoridades preferem não usar força para evacuar aquela região, por isso estão a indicar aqueles mercados por serem mais próximos e oferecerem bancadas, melhores condições de segurança e de higiene.

“ Independentemente de cometerem um acto que constitui transgressão administrativa, temos que procurar sensibilizar as senhoras e fazê-las compreender sobre a existência de mercados com dignidade, para o exercício da actividade comercial, mas infelizmente  insistem em permanecerem na via pública”,  lamentou.

Por outro lado, o administrador adiantou que decorrem outros  trabalhos, no âmbito do  tráfico e mobilidade visando o ordenamento das paragens  de  táxis, onde os taxistas e mototaxistas deverão ser transferidos.

“ Vão ser transferidos para  o interior dos bairros, próximo dos novos mercados. Já foram colocadas placas de sinalização”, explicou o administrador.

 O Kwam-Kuaram é uma zona comercial com mais de 50 armazéns, vocacionados  à venda de alimentos diversos e bebidas a grosso, numa área de mais de quatro hectares.

O distrito urbano do Benfica, com uma extensão de 21,48 quilómetros quadrados, possui perto de 150 mil habitantes.





+