Vendedores sensibilizados sobre pagamentos automáticos

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 16 Fevereiro De 2023    15h14  
Projecto Cidadão Digital sensibiliza comerciantes
Projecto Cidadão Digital sensibiliza comerciantes
Marcos Cartano-ANGOP

Cazenga – Perto de duzentos vendedores do Mercado dos Kwanzas, no município do Cazenga (Luanda), foram sensibilizados esta quinta-feira sobre pagamentos automáticos e de identificação de informações falsas, numa iniciativa da Empresa Gestora de Multicaixas (EMIS).

Em declarações à imprensa, a líder do Projecto Cidadão Digital, Vilma Pedro, explicou que têm o objectivo de tornar o cidadão mais esclarecido, para não cair em sistemas de burlas e fraudes.

 

Disse que muitos cidadãos recebem telefonemas e mensagens de supostos burladores e, por este motivo, estão a educar os utilizadores de pagamentos automáticos, para não responderem a essas tentativas e que o código de cada um deve ser sempre protegido.

Realça existir muitas pessoas a oferecerem prémios e outros produtos aliciadores a determinados cidadãos, mesmo sem adesão a qualquer jogo.

Por seu turno, o administrador do referido mercado, José Luamba, em breve palavras, considerou valiosa a sensibilização dos vendedores do mercado, uma vez que muitos não sabiam como usar os seus cartões de débito e os aparelhos de pagamento.

 

Já a vendedora de enchidos, Joana Narciso, reconheceu que a campanha de educação “Cidadão Digital” foi bem elucidativa, para poderem proteger os seus cartões e o código pessoal dos possíveis roubos.

Desde o início do Projecto “Cidadão Digital”, em Novembro de 2022, já foram sensibilizados perto de 30 mil cidadãos em Luanda.

Segundo dados da EMIS, durante os 12 meses de 2022, quatro mil e 587 casos de burlas por via de cartões de débito foram registados. DJ/SEC/AC





+