Vendedores esvaziam mercado comunitário dos Ramiros

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 30 Maio De 2022    17h12  

Ramiros - O mercado comunitário do distrito dos Ramiros, município de Belas, em Luanda, com a capacidade para albergar 500 vendedores, está praticamente vazio porque os comerciantes alegam fraca adesão de clientes.

Na última semana, a administração distrital, através dos Serviços de Fiscalização e da Polícia Nacional, realizaram uma operação de transferência de mais de 300 vendedores, instalados na berma da estrada número 100, na sede distrital, para o mercado comunitário, uma acção que visou a retirada dos comerciantes localizados em espaços impróprios.  

O mercado comunitário actualmente tem pouco menos de 200 vendedores, na sua maioria mulheres que diariamente pagam 100 kwanzas.

Em declarações hoje, segunda-feira, à ANGOP, a vendedora Antónia de Almeida disse que uma das razoes da não adesão ao mercado é por ser distante da estrada número 100, o que afasta os potenciais clientes, transeuntes e viajantes que saem e entra na província de Luanda, bem como o deficiente  fornecimento de energia eléctrica e água potável.

Por essas razões, a comerciante, tal como as outras, prefere vender na berma da estrada porque “é aí que o negócio anda mais”.

Para o administrador distrital, Alberto Lumeta, o mercado tem condições para o normal exercício da actividade comercial e recebe clientes, sendo que, neste momento, está em fase de montagem um posto de transformação de energia eléctrica para alimentar o espaço.

“ Possui um espaço vasto com cobertura, água alternativa num tanque subterrâneo, com mais de 20 mil litros, área administrativa, bancadas para a venda de artigos e alimentos diversos, área para alimentação confeccionada, parque de estacionamento e um corpo de segurança”, indicou.

Solicita às igrejas, associações e outras organizações não-governamentais a fazer uma sensibilização para conferir uma melhor imagem à circunscrição, segurança e higienização.

O município de Belas conta a comuna da Barra do Kwanza, distritos do Kilamba, Cabolombo, Quenguela, Vila Verde, Morro dos Veados e Ramiros.

 

 





+