Veterinária investiga causas da morte de gado bovino em Caimbambo

     Economia           
  • Benguela     Quarta, 10 Maio De 2023    20h12  
Gado bovino
Gado bovino
Aurélio Segunda

Benguela - A morte de algumas cabeças de gado, alegadamente por carbúnculo sintomático e peripneumonia contagiosa, no município de Caimbambo, está já a ser investigada pelos serviços de Veterinária em Benguela.

Para isto, uma equipa do Instituto de Investigação Veterinária (IIV) trabalha, desde esta quarta-feira, na colecta de sangue das manadas, para a análise laboratorial, na cidade de Benguela.

A investigação surge na sequência das informações dos criadores de gado que dão conta da suposta morte de gado bovino na comuna de Catengue, município de Caimbambo.

Para já, o técnico municipal de veterinária de Benguela, José Bumba , mandatado pela chefe de Departamento Provincial de Benguela dos Serviços de Veterinária, Elizabeth Conde, desdramatiza a situação e alega a morte de apenas seis cabeças de gado bovino, ao contrário das nove reportadas pelos criadores locais. 

Segundo ele, as primeiras amostras foram recolhidas nas fazendas afectadas, na última segunda-feira, por três técnicos do Instituto de Investigação Veterinária, para determinar as reais causas da morte.

Entretanto, garante que os stocks dos Serviços de Veterinária estão em dia, isto porque estão disponíveis cerca de três mil doses de vacina para imunização do gado bovino.

O objectivo, disse, é combater o carbúnculo sintomático, carbúnculo hemático, dermatite modular e peripneumonia bovina contagiosa que, por vezes, o gado bovino.

Com 150 mil bovinos na província de Benguela, aquele responsável denuncia que muitos criadores não possuem licença de exploração pecuária, o que faz com que muitos animais estejam vulneráveis a doenças. 

Neste sentido, aconselhou os criadores de gado a melhorarem a higienização dos animais, como forma de se prevenir o carbúnculo sintomático, entre outras doenças.

O Instituto de Investigação Veterinária é uma instituição pública de carácter científico e de desenvolvimento tecnológico, dotada de personalidade jurídica e de autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

Foi criado para assegurar a coordenação e execução dos trabalhos de investigação, experimentação e desenvolvimento tecnológico nos domínios das ciências médico-veterinárias e zootécnicas. 

Grito de socorro

Os criadores de gado queixam-se da morte de alguns bovinos, sobretudo em três fazendas na comuna de Catenque, município de Caimbambo, alegadamente  por carbúnculo sintomático e peripneumonia contagiosa.

Segundo o criador de gado, Celestino Franco, desde Janeiro que se regista a morte do gado na comuna de Catengue, devido a estas patologias.

 Ao todo, adiantou que estas três fazendas já perderam nove cabeças de gado bovino, incluindo dez vitelos e um touro, o caso mais recente.

Preocupado, revelou que o gado foi vacinado e desparasitado, daí não perceber as causas da morte da manada 

Na base destas patologias, o director municipal da Agricultura de Caimbambo, Emiliano José, apontou o dedo às carraças que estão a afectar o gado bovino. RJP/JH

 

 





+