Cunene regista saída de mais de 27 mil cabeças de gado

     Economia           
  • Cunene     Quinta, 01 Fevereiro De 2024    20h17  
Gado bovino
Gado bovino
Morais Silva - ANGOP

Ondjiva- Vinte e sete mil 350 cabeças de gado de várias espécies saíram da província do Cunene, para outros pontos do país, durante o ano de 2023, para fins comerciais e de reprodução, contra 20 mil 399 animais em relação ao período anterior.

Entre o gado movimentado para as províncias de Luanda, Huíla, Namibe, Bié, Benguela, Malanje e Lunda Norte constam quatro mil 769 bovinos, 18 mil 927 caprinos, dois mil e um ovinos, mil 639 suínos, seis zebras, cinco equinos e três girafas.

A informação foi prestada, esta quinta-feira à ANGOP, pelo chefe dos Serviços de Veterinário no Cunene, Claudio Simão, referindo que os animais movimentados são para fins de abate e reprodução em fazendas.

Esclareceu que normalmente os compradores destas regiões preferem a província do Cunene porque conseguem adquirir os animais a preços mais razoáveis, que os possibilita a revenda  para a obtenção de lucros.

Assegurou o controle de 90 por cento do movimento de animais, fruto da colaboração entre as representações municipais dos Serviços Veterinários, Polícia Nacional, administrações locais  e autoridades do poder tradicional.

Cláudio Simão explicou que o processo de trânsito animal inicia dentro das comunidades, depois de quarentena, onde é feito a sua legalização para sua movimentação, de modo a evitar o furto de gado.

Dados dos Serviços de Veterinário (SV) indicam que Cunene tem um controlo efectivo de um milhão e 100 mil cabeças de gado bovino, dois milhões 150 de caprinos, 75 mil ovinos, 50 mil suínos, dois mil 700 equinos, seis mil asininos e dois milhões e 500 aves.

Desse efectivo pecuário, o sector tradicional detém 75 por cento, enquanto os fazendeiros controlam 25%.FI/LHE/AC





+