Vice-governador defende construção de ponte cais no Nóqui

     Economia           
  • Zaire     Terça, 09 Abril De 2024    15h48  
Vice-governador do Zaire para o sector político, social e económico, Afonso Nzolameso
Vice-governador do Zaire para o sector político, social e económico, Afonso Nzolameso
David Augusto-ANGOP

Soyo - O vice-governador do Zaire para o sector político, económico e social, Afonso Nzolameso, defendeu, esta terça-feira, no Soyo, a construção de uma ponte cais na costa do rio Zaire, no município fronteiriço do Nóqui, para dinamizar as trocas comerciais.

Na sua intervenção, no acto de abertura da 5ª Mesa Redonda da Associação dos Portos de Angola (APANG), em representação do governador, Adriano Mendes de Carvalho, o responsável disse que uma ponte cais no Nóqui reduziria a dependência deste município da vizinha RDC em bens essenciais.

O outro desejo manifestado foi o de construção de um porto pesqueiro no município do Nzeto, uma localidade potencialmente piscatória da província do Zaire, de modo a galvanizar o sector das pescas e contribuir na geração de muitos postos de trabalho para jovens locais.

Manifestou o regozijo de o município do Soyo albergar este evento, que está a debater questões que se prendem com a cabotagem nacional e no qual participam o presidente da APANG, Manuel Nazareth, e todos os presidentes dos Conselhos de Administração das Empresas Portuárias do país, administradores executivos e não-executivos e técnicos do sector.

Os trabalhos deste evento prosseguem, quinta-feira, na província de Cabinda, onde a comitiva se vai deslocar na próxima quarta-feira.

A cerimónia de abertura deste encontro foi orientada pelo ministro dos Transportes, Ricardo D`Abreu, por via virtual, a partir da capital do país, Luanda. PMV/JL

 

 





+