Vice-governador quer transparência na gestão da coisa pública

     Economia           
  • Lunda Sul     Quinta, 15 Fevereiro De 2024    17h14  
1 / 2
Gestores públicos participantes do seminário sobre execução do OGE no Cunene
Gestores públicos participantes do seminário sobre execução do OGE no Cunene
Fabiana Hitalukua-ANGOP
2 / 2
Vice-governador para o sector Político, Ecónomico e Social da Lunda Sul, Mendes Gaspar
Vice-governador para o sector Político, Ecónomico e Social da Lunda Sul, Mendes Gaspar
Quintas Benjamim-ANGOP

Saurimo – O vice-governador para o sector Político, Social e Económico, da Lunda-Sul, Mendes Gaspar, recomendou, esta quinta-feira, aos gestores públicos a primarem por uma gestão transparente e rigorosa das receitas públicas.

O governante, que falava na abertura do seminário sobre “As regras de execução do Orçamento Geral do Estado 2024 (OGE), sublinhou que os gestores públicos devem estar alinhados na questão da reforma das finanças públicas e das melhores práticas para uma estabilidade social, económica e política dos angolanos.

O seminário visa promover a interacção com os utilizadores do Sistema Integrado de Gestão Financeira (SIGF) e Sistema Integrado de Gestão Patrimonial do Estado (SIGPE).

O vice-governador pediu aos gestores maior empenho, dedicação e aplicação aos conhecimentos que serão transmitidos, de modo a melhorar os procedimentos de gestão e munir-se com técnicas e ferramentas actuais na execução das receitas e despesas públicas do Estado, para prevenir possíveis constrangimentos com os órgãos de Justiça.

Promovido pela Delegação provincial das Finanças, o seminário visa ainda esclarecer as novas regra que orientam a recolha de todas as receitas do Estado, aduaneiras, inventário dos bens públicos, emolumentos, entre outras, que devem ser direccionadas na Conta Única do Tesouro (CUT).

Participaram ao seminário, gestores públicos, magistrados judiciais e do ministério público dos quatro municípios da província, nomeadamente Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo.

Os participantes abordaram temas ligados a regras de execução do OGE de 2024, execução do orçamento no Sistema Integrado de Gestão Financeira (SIGF), Sistema Integrado de Gestão Patrimonial do Estado (SIGPE) e prestação de contas dos recursos consignados especiais e da quota ordinária do tesouro.QB/JW/ASS

 





+