Volume de negócios Angola/China cresce mais de 23%

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 23 Agosto De 2021    20h42  
Angola e China pretendem intensificar cooperação empresarial
Angola e China pretendem intensificar cooperação empresarial
Rosário dos Santos

Luanda - O volume de negócios entre Angola e a China registou, no primeiro trimestre de 2021, um crescimento de cerca de 23,9% calculado em 10,5 milhões de dólares (cerca 6,6 mil milhões de kwanzas).

Do total do valor das trocas comerciais, a parte chinesa importou de Angola o equivalente a USD 9,5 milhões com um crescimento de cerca de 21,6 por cento. 

Para Angola, a China exportou bens avaliados em 1,3 mil milhões de dólares, num crescimento de 50 por cento.  

A informação foi dada hoje pelo embaixador da China em Angola, Gong Tao, numa conferência de imprensa, que visou apresentar o balanço das suas actividades ao longo de 2020.

O diplomata referiu que em 2020 o volume de negócios entre os países teve uma queda acentuada de 37%.  

A queda do volume nas trocas comerciais entre os dois países tem, entre as causas, os efeitos da pandemia da Covid-19, que afectou o mercado petrolífero, uma vez que o petróleo é o principal produto que Angola vende à China. 

"A China continua a manter o estatuto de maior parceiro comercial de Angola  e as cooperações comerciais entre os países são de benefício mútuo", disse o embaixador. 

Em  relação à moratória de dívida de Angola com a china, o embaixador explicou que as empresas encarregues do serviço de dívidas continuam  a manter diálogo com Angola  para chegar  a um acordo de moratória de serviço de dívidas. 

" As empresas encarregues estão a trabalhar com Angola para reverem o novo pacote de moratória da dívida", sublinhou Gong Tao.





+