Administração de Belas estanca ravinas causadas pelas chuvas

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 26 Abril De 2023    17h04  

Ramiros - A Administração Municipal de Belas, em Luanda, deu início na segunda-feira, no distrito urbano dos Ramiros, ao estancamento de ravinas causadas pelas últimas chuvas, ao longo das margens da Estrada Nacional 100-Sul e crateras em ruas adjacentes.

Estão a ser feito trabalhos de terraplanagem em várias ravinas que ameaçam afectar alguns troços da estrada, bem como de tapa buraco em crateras, em ruas de acesso a bairros.

O administrador municipal de Belas, Arlindo dos Santos, disse à ANGOP que estão a ser feito trabalhos preventivos nos arredores da sede distrital, incluindo nas margens da EN-100, dirigidas pela área técnica da administração. 

De acordo com o responsável, a medida visa evitar o alastramento das ravinas a ponto de afectar a estrada, bem como repor a circulação em várias ruas afectadas com abertura de crateras. 

“Com relação aos trabalhos em curso na EN-100 é responsabilidade do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA). Por isso, a administração realiza apenas trabalhos paliativos e preventivos, enquanto espera pela intervenção central”, explicou.

Disse que outros trabalhos do género, em outras partes do município, fazem parte deste leque de intervenções, inseridas no Plano de Contingência Municipal devido às chuvas.

Arlindo dos Santos explica que os efectivos da comissão municipal de protecção têm trabalhado com os presidentes das comissões de moradores e líderes religiosos para capacitá-los sobre as causas e formas de prevenção de desastres.

Considera que esta acção de sensibilização é menos dispendiosa, tanto para os residentes, assim como para o Estado, pois se poupam mais recursos humanos, materiais e financeiros.JG/AC





+