Zahara deve assumir as dívidas com fornecedores do “Kero”

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 07 Julho De 2021    19h32  

Luanda - A empresa Zahara Comércio vai assumir a liquidação da dívida contraída junto de fornecedores da rede de 12 hiper e supermercados Kero, apesar de estar prevista um concurso público para a mudança de gestão.

Esta rede de hiper e supermercados, gerida pela referida empresa, e presente em Luanda e nalgumas províncias do país, tem dívidas com fornecedores internos, externos e a banca.

Com os fornecedores internos, a Zahara Comércio contraiu uma dívida na ordem dos 6,9 milhões de kwanzas, de acordo com o Instituído de Gestão e Participação dos Activos do  Estado (IGAPE), que prepara o lançamento do concurso público internacional para se encontrar um novo gestor, com capacidade financeira para assumir os referidos estabelecimentos comerciais.

O lançamento do concurso está previsto para o dia 15 deste mês e até finais de Setembro será anunciado o vencedor, a adjudicação e celebração do contrato de exploração.

Três multinacionais já manifestaram o interesse, nomeadamente  a sul africana  Shoprite, a  francesa Carrefour e o grupo angolano Score Distribuição (Deskontao).

Detido por  90% de capital social do Estado e  10% da Zahara Comércio, as dívidas serão liquidadas pela  referida empresa, mesmo que seja depois da cessão de exploração.

O represente do IGAPE, Domingos Francisco, que apresentou por videoconferência, nesta quarta-feira, os activos da empresa, em sessão de auscultação para o lançamento público, avançou que  decorre negociações com os bancos comerciais no sentido de serem adquiridos  financiamentos  para o pagamento das dívidas  dos  fornecedores nacionais, avaliada  em 6,9 mil milhões de kwanzas.

As  mesmas  negociações serão abrangentes para  financiamento e  liquidação das dividas dos credores externos, segundo o responsável, que não  quantificou o valor da dívida.

Para além da dívida , com fornecedores nacionais e estrangeiros, a Zahara Comércio tem ainda dívida com à banca, contraída para a expansão do negócio dos hiper e supermercados.

A dívida, cujo valor  também não foi revelado, está em fase de estruturação avançada  e com perspectivas positivas, sem perdão, mas sim uma moratória de seis a oito meses, para que  permita a empresa ter um fôlego na sua tesouraria, para que, após o término de cessão, o grupo esteja em condições de amortizar.

Os 12 empreendimentos , com seis mil metros quadrados de área de venda por loja, estão localizados, na sua maioria, em Luanda, com 8, e os restantes nas provinciais de Benguela, Huambo e Huíla (Lubango).

No conjunto, as lojas tiveram uma facturação na ordem de  41 mil milhões de kwanzas  em 2020 e  um total de 6,4 milhões de bilhetes nos seus parques de estacionamento.

A rede possui mil e 700 trabalhadores, postos que serão mantidos  pelo futuro gestor, de acordo com garantias do IGAPE.





+