Apreendidas embarcações por pesca ilegal no Zaire

     Economia           
  • Zaire     Segunda, 18 Outubro De 2021    21h59  

Soyo – Onze embarcações de fabrico artesanal, provenientes da vizinha República Democrática do Congo (RDC), foram apreendidas, nos últimos sete dias, no município do Soyo, província do Zaire, por alegada pesca ilegal em águas territoriais.

A informação foi avançada esta segunda-feira, no Soyo, pelo porta-voz  da Delegação Municipal do Interior, Sérgio Afonso, explicando que a apreensão ocorreu nos canais fluviais de  Vue Ndemba, Tudilúa e Fuma-fuma.

 

Durante a operação levada a cabo pelos efectivos da Polícia de Guarda Fronteira, foram também detidos 51 supostos pescadores todos da RDC e recuperados dois motores a poupa de 40 cavalos cada.

 

Referiu que, na mesma operação, a polícia conseguiu igualmente apreender 40 chapas de cinco e 250 varões que estavam a ser transportados de uma embarcação com destino ao referido país vizinho.

 

Após o registo operativo, disse, os detidos foram entregues ao Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) para o devido tratamento, ao passo que os meios e os materiais apreendidos foram encaminhados à Administração Geral Tributária (AGT).

O município do Soyo, zona costeira da província do Zaire, partilha uma vasta fronteira fluvial (rio Zaire) com a RDC.

 

 

 

nnnn

 





+