Apreendidos mais de 150 mil Euros no Zaire

     Economia           
  • Zaire     Quarta, 10 Março De 2021    11h32  
Margem do rio Zaire
Margem do rio Zaire
Clemente dos Santos

Soyo – Cento e cinquenta e seis mil 960 Euros foram apreendidos terça-feira no posto fluvial de Luamba, município do Soyo, província do Zaire, por presumível transgressão cambial.

Segundo o comandante provincial do Zaire da Polícia Fiscal e Aduaneira, Manuel Calhão, o montante foi encontrado em posse de um cidadão angolano, de 41 anos, que seguia a bordo de uma embarcação artesanal, para uma das ilhas da região, para depois atingir a localidade de Mwanda, na República Democrática do Congo.

Manuel Calhão disse que a apreensão resulta de uma micro-operação, desencadeada pelos efectivos deste ramo da Polícia Nacional, num dos canais fluviais do rio Zaire.

O comandante provincial do Zaire da Polícia Fiscal e Aduaneira explicou que o dinheiro será depositado na Conta Única do Tesouro (CUT), ao passo que o suposto infractor já está a responder pelo crime.

Informou que os órgãos competentes estão a trabalhar no sentido de esclarecerem a origem do dinheiro.

Tem sido recorrente, nessas paragens, a transportação ilegal de valores monetários para a vizinha RDC, por cidadãos nacionais e estrangeiros.

Em Julho de 2019, foram apreendidos, no município do Soyo, 351 mil Dólares e 84 mil e 200 Euros, por infracção cambial.

Em Outubro de 2020, o Serviço de Investigação Criminal (SIC) impediu, nesta mesma municipalidade, a saída para a República Democrática do Congo, de um montante de 96 milhões e 500 mil Kwanzas, também por presumível transgressão cambial e branqueamento de capitais.





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+