Associação de empresários defende maior abertura da banca ao crédito

     Economia           
  • Zaire     Quarta, 08 Fevereiro De 2023    14h55  

Mbanza Kongo - O vice-presidente da Associação de Empresários e Empreendedores do Zaire (ASSEEZ), José Kinanga, defendeu esta quarta-feira, em Mbanza Kongo, maior abertura da banca comercial na concessão de créditos bonificados aos filiados.

Mbanza Kongo - O vice-presidente da Associação de Empresários e Empreendedores do Zaire (ASSEEZ), José Kinanga, defendeu esta quarta-feira, em Mbanza Kongo, maior abertura da banca comercial na concessão de créditos bonificados aos filiados.

Em declarações à ANGOP, o dirigente associativo queixou-se de certa letargia dos bancos comerciais na região na concessão de créditos aos seus membros, cuja  atitude considerou de contraproducente, tendo em conta os propósitos da diversificação da economia nacional.

José Kinanga, que na associação responde pelo sector produtivo e acompanhamento aos municípios, lamentou, ainda, pelo curto período de carência dos poucos créditos bancários concedidos à classe.

Disse ser  inaceitável o financiamento ao sector agrícola com um período de carência de apenas um ano, frisando que ninguém faz agricultura e pecuária e colhe resultados neste curto espaço de tempo.

Manifestou a necessidade de reformulação das políticas de concessão de financiamentos aos empreendedores na região, tornando-as mais realistas, com juros bonificados e períodos de carência mais dilatados.

Explicou que a actividade empresarial, na província do Zaire, caracteriza-se, actualmente, por mais oferta de serviços e pouco desempenho do sector produtivo, referindo que a região carece de um sector industrial.

Quanto à agricultura, a fonte reconhece ser ainda tímida e estar focada apenas em culturas tradicionais como a mandioca, batata-doce, jinguba e outras, defendendo a sua diversificação para outras culturas viradas para o mercado, como as frutas tropicais, cereais e grãos, entre outras.

Defendeu, Igualmente, maior envolvimento dos empresários no ramo das pescas, cuja província também é potência neste domínio, valendo-se da sua vasta costa marítima e da abundante bacia hidrográfica.

A Associação dos Empresários e empreendedores do Zaire (ASSEEZ) foi criada em Novembro de 2022 e tem a sua sede na cidade do Soyo, sendo parceira da Associação Empresarial de Angola denominada “Prestígio”.

A organização controla, actualmente, mais de 300 associados, sendo que apenas cerca de 65 estão já registados na sua base de dados.

A agremiação visa, entre os fins, a defesa dos interesses da classe no acesso aos incentivos necessários para a dinamização das suas actividades económicas, assim como serve de intermediária na legalização e formalização das actividades empresariais.

O vice-presidente da Associação de Empresários e Empreendedores do Zaire (ASSEZ) falava à margem de um workshop sobre “ Liderança e Comunicação”, dirigido a dirigentes e colaboradores de instituições públicas e privadas, gestores de empresas e empreendedores.

Este workshop foi promovido pelo Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), através do Departamento Provincial de Apoio Empresarial local, em parceria com uma firma privada de consultoria denominada Nkwendi, com sede no município do Soyo.

A primeira acção idêntica, referente ao presente ano, realizou-se no passado mês de Janeiro no município do Soyo.

 

 





+