BNA capacita jovens do Zaire sobre literacia financeira

     Economia           
  • Zaire     Terça, 28 Setembro De 2021    13h05  
Consumidores no interior de um supermercado (Foto ilustração)
Consumidores no interior de um supermercado (Foto ilustração)
Cedida

Mbanza Kongo - Jovens de diversos estratos sociais em Mbanza Kongo, na província do Zaire, estão a ser capacitados sobre literacia financeira, para pautarem pela cultura de poupança e racionalização de gastos.

A acção formativa, que visa garantir também a saúde e inclusão financeiras a nível dessa franja, tem a duração de seis dias e surge no âmbito de um protocolo rubricado entre o Banco Nacional de Angola (BNA) e o Ministério da Juventude e Desportos (MIJUD).

Noções sobre inclusão financeira, gestão de pequenas finanças, poupança e criação de pequenos negócios estão a ser ministrados aos participantes por técnicos da Delegação Regional Norte do BNA.

Nesta palestra estão a ser formados monitores (cerca de 70) que irão disseminar os conhecimentos aos demais jovens a nível das comunidades e dos restantes cinco municípios da região.

O chefe de Departamento da Juventude e Desportos, do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, António Lopes Lino, admitiu haver dificuldades com a poupança por parte dos jovens locais que podem ser superadas com esta acção.

Em declarações hoje, terça-feira, à ANGOP, o responsável lembrou que com baixo salário ou provento, também se pode poupar um pouco para atender necessidades futuras. “O importante é cultivar a cultura de guardar alguma coisa, para acudir eventuais situações de emergência”, enfatizou.

Avançou que, no próximo sábado, após a cerimónia de encerramento da palestra, realizar-se-á uma campanha massiva de abertura de contas “Bankita”, a decorrer no mercado municipal da Bela Vista.

Para o efeito, disse que o BNA convidou todos os bancos comerciais que operam na cidade de Mbanza Kongo a facilitarem a abertura gratuita de contas nas respectivas dependências por jovens e agentes do comércio informal.

Por sua vez, o secretário-executivo do Conselho Provincial da Juventude (CPJ) do Zaire, Aguinelo Alberto, valorizou a iniciativa, convidando os demais jovens a aderirem-na

Dentre os cerca de 70 jovens participantes da actual acção formativa constam membros de organizações políticas, igrejas, associações estudantis, escuteiros, entre outros convidados.

 





+