Central de água aguarda por equipamentos de laboratórios

     Economia           
  • Zaire     Terça, 28 Fevereiro De 2023    17h46  

Mbanza Kongo - Os laboratórios da central de captação e tratamento de água de Mbanza Kongo, província do Zaire, aguardam pela montagem dos respectivos equipamentos, após quatro anos da entrada em funcionamento desta infra-estrutura.

Trata-se dos laboratórios para análises físico-químicas, organolépticas e microbiologicas, destinados à avaliação da qualidade de água produzida nesta central, localizada nas margens do rio Luegi, e inaugurada em Dezembro de 2019.

De acordo com o responsável da Empresa Pública de Água e Saneamento do Zaire (EPASZ), Diasonama Nsoki, os meios foram já adquiridos pela empresa construtora (chinesa).

Em declarações à ANGOP, Diasonama Nsoki, disse que cabe à Direcção Nacional de Águas (DNA) a responsabilidade de contratar uma empresa especializada para a montagem dos referidos equipamentos.

Enquanto isso, a fonte explicou que a nova central de captação e tratamento de água trabalha com um Kit (desajustado) de equipamentos da antiga central para a testagem da qualidade de água produzida.

Assegurou que a água distribuída à população de Mbanza Kongo obedece aos parâmetros de qualidade exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A nova central de captação, tratamento e distribuição de água de Mbanza Kongo tem uma capacidade instalada de mil e 50 metros cúbicos por hora e atende um universo de sete mil 922 consumidores.

Dívida dos clientes ascende a mais de Kz 85 milhões.

Por outro lado, a fonte avançou que a EPASZ controla uma dívida acumulada de 85 milhões, 437 mil e 349 Kwanzas, contraída por empresas públicas e clientes de modo singular.

Informou que esta dívida dificulta a aquisição de reagentes (Sulfato de Alumínio, Hidróxido e Hipoclorito de Cálcio) para o tratamento de água, situação que tem sido minimizada com o apoio da Direcção Nacional de Água (DNA). DA/PMV/AC

 

 

 

 





+